IMC Pragas – Arquivos e Bibliotecas

Sobre o Projeto

Os documentos gráficos estão sujeitos à ação infestante e destruidora das seguintes pragas: caruncho, formiga branca, peixe prata, piolho do livro, traça, barata e rato. Os danos são potencialmente irreparáveis ao nível da perda de informação, tornando-se assim imperativa a adoção de ações preventivas, determinantes para a salvaguarda desses documentos, minimizando os riscos de perda e destruição.

O IMC pragas pretende ser um instrumento orientador e pedagógico para a Identificação, Monitorização, Controlo e erradicação de pragas em documentos gráficos (IMC Pragas). É direcionado para o público em geral, que pode através desta ferramenta identificar o tipo de pragas existentes, a sua ação destrutiva e correta identificação, fornecendo os conhecimentos adequados para o seu controlo e erradicação.

O IMC Pragas divide-se nas 3 fases seguintes:

Identificação

Ao serem identificadas as pragas que infestam a documentação, será possível determinar o seu ciclo de vida, condições ambientais propícias ao seu desenvolvimento e hábitos alimentares, evitando assim que as pragas se multipliquem e continuem a utilizar a documentação como fonte de alimentação e abrigo. Esta análise poderá ser efetuada através da observação dos danos ou vestígios deixados e, quando possível, pelo seu aspeto físico.

Monitorização

A implementação de um programa de monitorização para o controlo de insetos bibliófagos e roedores fornece informações relevantes acerca das medidas preventivas (externas e internas) a adotar num edifício, de forma a prevenir e a dificultar o desenvolvimento de pragas.

Controlo e erradicação

A partir dos dados fornecidos através da monitorização, será possível identificar as áreas problemáticas e tomar as respetivas medidas preventivas e corretivas, de forma a proceder ao controlo e erradicação de insetos e roedores.