Missão, Visão e Valores Institucionais

Missão

A DRABM é um serviço executivo da SRTC que tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património documental e bibliográfico da Região Autónoma da Madeira, assegurar a memória contínua da sua Administração, incentivar a difusão do livro e da leitura, promover o conhecimento e a investigação científica da história da Região no quadro do espaço atlântico.

Artigo 2.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 27/2020/M, de 27 de abril, que aprova a orgânica da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira

Visão

Afirmar-se como polo dinamizador e promotor do conhecimento, da história e da cultura madeirenses, contribuindo para o progresso social e económico da Região e para o fortalecimento de uma cidadania participativa.

Valores

Compromisso – Atitude de empenho, responsabilidade e compromisso nas relações externas ou internas. O interesse público em primeiro lugar.

Acessibilidade – Incentivar o acesso à informação e ao conhecimento por via de estratégias que diversifiquem e ampliem a experiência do património documental e bibliográfico e promovam a memória histórica regional.

Inovação – Valorizar a inovação e as Tecnologias da Informação como meios de simplificação de processos e de diferenciação dos serviços prestados.

Qualidade – Promover o aperfeiçoamento e a melhoria contínua de recursos, processos e serviços em prol da excelência na resposta ao cliente e em todos os domínios de atividade.