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Perguntas Frequentes

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Perguntas Frequentes2016-10-17T09:56:27+00:00
Procuro um título específico e não o encontro. Posso solicitá-lo?2021-07-08T19:57:35+00:00

Sim. Se houver uma publicação que gostava de ver no PressReader, envie um email à equipa de suporte care@pressreader.com.
Adicionamos novos títulos diariamente.
Também poderá contactar a sua publicação favorita e informar que gostava de vê -la integrada no catálogo PressReader.

Quantos títulos posso gravar?2021-07-08T20:00:48+00:00

Poderá gravar um número ilimitado de títulos que permanecerão disponíveis sem limite de tempo.

As publicações estão disponíveis na íntegra e a respetiva versão gravada também.
Poderá lê-las na sua versão com layout original ou no modo texto, que facilita a leitura através dos dispositivos móveis.

Na aplicação PressReader o conteúdo aparece bloqueado. Como posso desbloquear o acesso às publicações que pretendo ler?2021-07-08T18:58:12+00:00

Ao abrir a aplicação PressReader deverá ver uma mensagem de boas-vindas do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Caso contrário, não está ligado corretamente.

  • Se está a tentar aceder através da rede WiFi e vê um ícone de cadeado numa publicação, verifique se surge um ícone de chávena de café no canto inferior direito do seu ecrã. Deve estar verde. Caso contrário terá que tentar ligar-se novamente à rede WiFi.
  • Se está a tentar aceder através da página do ABM e vê um cadeado associado às publicações, tente limpar o histórico do seu browser e aceda novamente à página. Se ainda assim não conseguir, contacte os serviços do ABM. Poderá haver falha na hiperligação.
Como faço o download de revistas e jornais para ler offline?2021-07-08T19:32:30+00:00

Assim que esteja configurado o seu acesso gratuito, irá ver uma mensagem de boas-vindas do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Nesse momento poderá fazer o download de conteúdos.
Feche o ecrã de boas-vindas e clique na opção Selecionar Título para visualizar o catálogo PressReader. Aqui poderá pesquisar os títulos que pretende, utilizando um filtro por categoria ou língua. Clique no símbolo de download para gravar a publicação.

Preciso estar no ABM para aceder aos conteúdos?2021-07-09T10:13:53+00:00

Não. O acesso pode ser efetuado tanto no ABM como remotamente, em qualquer lugar.
A condição necessária é ter número de leitor do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Oportunamente, o acesso será também facultado aos utilizadores das bibliotecas aderentes ao catálogo coletivo de bibliotecas da Madeira.
Para mais informações, leia o tópico ACESSO, acima.

É possível aceder a conteúdos offline?2021-07-09T10:43:12+00:00

Sim. É possível aceder a conteúdos offline, mas apenas aos que foram gravados previamente.

Em que dispositivos posso aceder às publicações?2021-07-08T19:17:40+00:00

Em todo o tipo de dispositivos.
A aplicação PressReader pode ser usada em qualquer dispositivo móvel através dos principais sistemas operativos, incluindo iOS, Android, Windows, Amazon, Blackberry e Mac. A plataforma web PressReader está também acessível através de qualquer tipo de computador.

Já sou leitor do Arquivo e Biblioteca da Madeira, mas não consigo fazer a recuperação da senha de acesso. Como proceder?2021-07-08T19:11:02+00:00

O seu número de identificação ou endereço eletrónico poderão não estar registados corretamente no nosso sistema.

Contacte os nossos serviços.

É possível fazer o cartão de leitor online?2021-07-08T19:14:31+00:00

Não. A inscrição como leitor é presencial, mediante o preenchimento de um formulário e apresentação de documento de identificação.

O cartão de leitor dá acesso a que serviços?2016-10-17T09:57:51+00:00

O cartão de leitor/utilizador permite o acesso aos espaços públicos do ABM, bem como aos serviços aí prestados (leitura, empréstimo e reserva de obras, utilização de computadores e acesso à Internet, visualização de conteúdos audiovisuais, entre outros serviços). Porém, para aceder à Sala de Leitura do Arquivo e Reservados (piso 2), terá de ter uma validação de acesso efetuado pelo respetivo serviço.

Sou residente fora da Madeira e venho de propósito fazer uma consulta esporádica. Preciso obter cartão de leitor?2016-10-17T09:57:51+00:00

Não. Terá apenas de requerer uma autorização temporária de leitura. Esta é válida por 3 dias e não é renovável.

O cartão de leitor tem custos?2016-10-17T09:57:50+00:00

O cartão de leitor é gratuito. Em caso de extravio ou dano pode solicitar uma 2.ª via do mesmo, mediante pagamento.

Como obter o cartão de leitor ou autorização temporária de leitura?2016-10-17T09:57:38+00:00

Deve dirigir-se à Receção do ABM para preencher o formulário de pedido de cartão e apresentar um documento de identificação (cartão de cidadão/bilhete de identidade). O pedido de cartão também pode ser efetuado online, mas a atribuição do mesmo carece de validação mediante apresentação de documento de identificação.

What Services does the Reader’s Card gives you access to?2016-10-17T09:57:22+00:00

The Reader’s Card allows access to public areas of the Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), and to all services it provides (Reading, loan and Reserved Area, computer and Internet access, consulting audio-visual materials, among other services). However, if you wish to access the Archive’s Reading Room (2nd Floor) it’s mandatory to have the Service’s corresponding validation.

Quero usar a Sala de Leitura Geral – Biblioteca apenas para estudo, sem precisar de consultar livros ou usar os computadores. Mesmo assim, preciso de cartão de leitor?2016-10-17T09:57:49+00:00

Sim, para estudar na Biblioteca é obrigatório fazer o cartão de leitor.

Non-residents (Visitor/Temporary). Do I need to request for a Reader’s Card?2016-10-17T09:57:23+00:00

No, you do not. It’s only necessary to request a Temporary Reading Permission. The authorization is valid for 3 days and not renewable.

Como saber se a obra que preciso consultar consta do acervo da Biblioteca?2016-10-17T09:57:38+00:00

Pesquise no catálogo informático online ou nos postos de pesquisa das salas de leitura, de modo a verificar se as obras que deseja se encontram disponíveis.

Does the Reader’s Card have costs?2016-06-08T13:28:46+00:00
Posso ver um filme na biblioteca?2016-10-17T09:57:49+00:00

Sim, deve escolher o DVD e solicitar ao funcionário que coloque o mesmo para o visionar, mediante a entrega de um documento de identificação.

I wish to attend/use the Library’s General Reading Room – Library just to study without consulting books or use computers. Still, do I need a Reader’s card?2016-10-17T09:57:24+00:00

To study in our library facilities it’s mandatory to have a Reader’s Card.

Posso pedir a digitalização ou fotocópias de documentos na Biblioteca? Quais os custos?2016-10-17T09:57:48+00:00

Sim. As reproduções processam-se em conformidade com as restrições de conservação e comunicabilidade dos documentos, e, designadamente, com o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. Os custos constam do nosso Preçário.

May I watch a film in the library?2016-10-17T09:57:25+00:00

Yes, you may. You must firstly choose the DVD and ask the Reading Room’s assistant/technician to undertake the necessary procedures for its screening. Do not forget to provide your identification document.

Onde me dirijo para requisitar os livros para empréstimo?2017-09-14T10:43:49+00:00

Deve dirigir-se ao balcão de atendimento da Sala de Leitura Geral ou Infantojuvenil. Deve apresentar o cartão de leitor e os livros que pretende requisitar.

May I request the scanning or copies of documents in the Library? Which are the prices?2016-10-17T09:57:26+00:00

Yes you may. The reproductions will be carried in accordance with the conservation restrictions and diffusion of these documents, particular accordingly to Copyright Code and Related Rights. Please check ABM’s price list.

Quantos livros podemos requisitar de uma só vez?2018-05-21T12:47:34+00:00

Pode requisitar:

Sala de Leitura Geral: obras científicas e técnicas  por 7 dias; literatura e outros livros não técnicos/científicos por 30 dias;

Sala Infantojuvenil: 5 obras por 30 dias;

Obras do fundo tiflológico: máximo de 2 obras por 15 dias.

Where do I go if I wish to borrow a book?2016-10-17T09:57:26+00:00

You must go directly to the Library’s service desk. It’s imperative to present the reader’s card and the books you wish to consult/borrow.

Quais são os livros que posso levar emprestados?2016-10-17T09:57:46+00:00

Todos os livros com fita verde na lombada, em livre acesso nas Salas de Leitura Geral ou Infantojuvenil, ou todas as obras com a indicação “EMPRÉSTIMO” registada na base de dados.

What books may be borrowed?2016-10-17T09:57:27+00:00

All books marked with a green ball (fita verde) on the paperback have free access in the General Reading Room, or with the message “BORROW”[talvez substituir por EMPRÉSTIMO] registered in ABM’s database.

Qual a penalização se ultrapassar a data de entrega?2016-10-17T09:57:44+00:00

O leitor ficará inibido de utilizar o serviço de empréstimo por período igual ao do atraso.

What is the penalty for exceeding the book’s delivery deadline?2016-10-17T09:57:28+00:00

The reader will be inhibited of using the Borrowers’ Services for an equal period of time.

É possível prolongar o prazo de entrega de um livro?2017-09-14T10:53:32+00:00

Sim. Faça a renovação do empréstimo aqui ou contacte os nossos serviços pessoalmente ou por telefone, indicando o seu n.º de leitor e a intenção de renovação do empréstimo, a fim de evitar as penalizações.

Is it possible to extend the borrowing period?2016-10-17T09:57:28+00:00

Yes. If the reader wishes to renovate his borrowing period, he should contact the services, directly, by phone or email, indicating his card number and his intention in order to avoid penalties.

Através da Biblioteca é possível requisitar obras de outras bibliotecas?2017-09-14T11:01:26+00:00

Sim, pode efetuar o seu pedido recorrendo ao Empréstimo Interbibliotecas.

Consiste na requisição a outras bibliotecas de obras que não existem no acervo do ABM. A requisição é feita pelo ABM, que se responsabiliza pelas condições exigidas pela biblioteca de origem. A consulta tem de ser presencial, na Sala de Leitura Geral.

Acesso:

– Preenchimento de formulário no balcão de atendimento da Sala de Leitura Geral ou por email, aqui;

– O ABM recebe e processa os pedidos entregues pelos seus leitores, nas condições, prazos e tarifários estipulados pelas bibliotecas requerentes;

– O leitor do ABM que usufrui deste serviço é responsável pela boa utilização dos documentos emprestados e pela observância das disposições legais relativas aos direitos de autor e conexos de obras protegidas;

– No caso de incumprimento das condições de utilização referidas, o ABM reserva-se o direito de suspender o serviço aos leitores em falta.

How many books may I order simultaneously?2018-05-22T11:14:13+00:00

You may order a maximum of five books by each user.

  • Borrowing periods:
    • General Reading Room: scientific and technical works (7 days);  literature and non-technical / scientific books (30 days);
    • Children’s/Juvenile Room: 5 works (30 days);
    • Tiflológico Fund (braille documents and audio books/technology for users with hearing and/or vision loss): a maximum of 2 works (15 days).
  • The loan is always per person.
O que aconselham fazer antes de ir à Sala de Leitura do Arquivo e Reservados?2016-10-17T09:57:39+00:00
What shall you do before going to the Archives’ Reading Room and Reserved Area?2016-10-17T09:57:29+00:00

a) Identify the topic of your study/search;

b) Gather general information;

c) Consult the ABM website (Access to Documents), Documentary Description Instruments (IDD’s), databases and Digital ABM.

Como fazer pesquisas na Sala de leitura do Arquivo e Reservados?2016-07-13T10:08:41+00:00

Consulte os auxiliares de pesquisa:

  1. Instrumentos descritivos e respetivo índice – em frente ao balcão da Sala de leitura e no computador da área de referência;
  2. Banco de Imagens (coleções de postais, fotografias e iconografias, registos paroquiais, entre outros) – consulta nos terminais (PC´s) da sala de leitura;
  3. Bases de dados – consulta nos terminais (PC’s) da sala de leitura.
And to consult the documents?2016-06-07T17:55:02+00:00

Fill in one application form request:

a) Each reader may request a maximum of 3 at a time (soft-cover, set of original documents, book, box, folder, microfilm);

b) Every document must correspond to one request form. However, if you’re asking for sequential documents (for example: Books 1, 2 and 3) filling in only one application from request is enough;

c) Once correctly filled it should be delivered directly at the reading room help-desk;

d) Regardless the number of applications form requests, the reader may take a maximum of three units at a time (soft-cover, set of original documents, book, box, folder, microfilm), in order to avoid the accumulation of documents on the desk;

e) If you plan to continue to consult the same documents in the following day, please inform the service’s technicians. After three consecutive days, its’ necessary to fill in a new application form request. If you only wish to consult the Reference Collection available in the reading room, there’s no need of filling in a request.

f) If the reader wishes to continue accessing the same documents on the following day, please inform the Reading Room’s technician. After 3 days of continuous access, it’s necessary to fill in a new request. It’s not necessary to fill in an application form to access and consult the Reference Collection available in the reading room;

E para consultar os documentos?2016-07-13T10:08:54+00:00

Preencher o impresso de requisição de documentos:

  1. Cada leitor poderá requisitar no máximo três unidades de cada vez (capilha, maço, livro, caixa, pasta, microfilmes);
  2. A cada documento deve corresponder uma requisição. Caso a numeração seja sequencial (por exemplo, livros 1, 2 e 3), basta uma requisição;
  3. Depois de preenchido, entregar o(s) impresso(s) na Zona de Atendimento;
  4. Independentemente do número de requisições efetuadas, é facultado ao leitor um máximo de três unidades de cada vez (capilha, maço, livro, caixa, pasta, microfilme) por forma a evitar a acumulação de documentos na mesa de trabalho;
  5. Se pretende continuar a consultar os mesmos documentos no dia seguinte, deverá indicá-lo ao técnico de serviço. Ao fim de três dias, deve preencher nova requisição.
    Caso queira consultar a biblioteca de referência disponibilizada na sala não necessita preencher requisição.
Why isn’t it possible to consult all documents?2016-06-07T17:40:11+00:00

It’s strictly forbidden to consult documents in the following situations:a)      Documents species in poor conditions marked with a red ball in the IDD’s List – indicate species in poor condition that are out of consultation;

  1. Documentation undergoing through cleaning, still under restoration and preservation procedures or incorporation processes;
  2. Alternative availability (Microfilmed or scanned species ) marked with a blue ball in the IDD’s List;
  3. Species which require restrict consultation for legal or contractual obligation;
Porque não posso consultar toda a documentação?2016-07-13T10:09:11+00:00

A documentação não pode ser consultada nas seguintes situações:

  1. Documentação em mau estado de conservação, assinalada na descrição ou com bola vermelha – indicam espécies em mau estado de conservação que estão fora de consulta;
  2. Documentação em expurgo ou em processo de incorporação;
  3. Disponibilidade de suporte alternativo (documentos digitalizados ou microfilmados) assinalada na descrição ou com bola azul;
  4. Espécies de acesso restrito por imposição legal ou contratual.
Methods of Payment2020-01-03T13:48:16+00:00

In person: Cash, or cheque in euros payable to the order of IGCP, E.P.E – Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público; 

From out of the country: Prepayment in euros is mandatory according to the following options: in cash, money order and bank transfer or by cheque;

  • Cash or Money order: Send to the following address – Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), Caminho dos Álamos n.º 35, Santo António, 9020-064 Funchal;
  • Interbank transfer: Deposit made to the account of Governo Regional da Madeira with transfer costs payable by the depositor:
    IBAN: PT 50078101120000000825056; Bank code: SWIFT /BIC – IGCPPTPL; It’s mandatory to submit to the ABM the evidence and date of transfer to: abm.srtc@madeira.gov.pt; ABM will satisfy the request after confirmation of transfer by the Treasury of the Regional Government;
  • Cheque: to the order of IGCP, E.P.E. – Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (preferably with no date). Please send it to the following address: Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, Caminho dos Álamos n.º 35, Santo António, 9020-064 Funchal.

Alert: all incoming checks from outside the Portuguese territory take about one month to be processed, Treasury of the Regional Government has to ensure its payment. For this reason, we warn you that in this situation, it may take more than one month to satisfy your request. We recommend the use of transfer instead of cheque.

Quais são as formas de pagamento dos vossos serviços?2016-10-17T14:21:14+00:00

Consulte o nosso preçário e formas de pagamento, aqui.

How may I request documents from abroad?2016-10-17T09:57:34+00:00

a)      Consult the available tools online;

b)      By letter, email, fax or directly at ABM’s website;

c)      Research has costs and is made exceptionally and accordingly to the service’s availability; only initial research on ABM’s databases and IDD’s List is free of charge;

d)      Requests for documents transcripts will be replied according to the service’s availability. These requests must be done by email or letter. If there is no availability, the request will be forwarded to the Investigators/Researchers programme.

Please, check ABM’s price list.

Como posso solicitar documentação à distância?2016-09-27T16:46:52+00:00
  1. Consultar as ferramentas disponibilizadas online;
  2. Solicitar o pedido por carta, email ou telefaxe;
  3. A pesquisa tem custos e é feita a título excecional e mediante a disponibilidade existente. Só é gratuita a pesquisa inicial feita nas bases e IDDs;
  4. Os pedidos de transcrições de documentos serão respondidos mediante a disponibilidade do serviço. Estas solicitações devem ser formuladas por email ou carta. Caso não haja disponibilidade serão encaminhados para a Bolsa de Investigadores. Consulte o Preçário.
How to obtain the Reader’s Card or Temporary Reading Permission?2016-10-17T09:57:34+00:00

You should go directly to ABM’s reception and fill in the proper application form by submitting your personal identification document (Citizen Card / ID card). The Reader’s card may also be requested online, but its assignment depends on prior validation and upon presentation of the reader’s identification document.

How may I know if the book/document I wish to consult is part of the Library collection/database?2016-10-17T09:57:36+00:00

How may I know if the book/document I wish to consult is part of the Library collection/database?

It’s possible to access the online by searching on the catalogue/databases or directly at the PC’s of ABM’s reading rooms to check if they’re available.

Is it possible to request books/works from other libraries?2016-10-17T09:57:37+00:00

Yes, you may place your request under the interlibrary loan/borrow policy (ILL) directed to other funds from other local libraries, or from outside the Autonomous Region of Madeira.

How to conduct your research in the Archives’ Reading Room and Reserved Area?2016-10-17T09:57:37+00:00

Please use ABM’s research tools:

  1. a) Documentary Description Instruments (IDD’s) and corresponding index – in front of the reading room help-desk and at the local PC;
  2. b) Images Archive (including parish/birth and marriage records, newspapers collections, Postcards, Photographs and Iconography, among others) – consult the reading room’s PCs;
  3. c) Databases – consult the reading room’s PCs;