Nas Salas de Leitura:

Os técnicos em serviço nas diferentes Salas de Leitura do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) ajudam-no:

    a) a familiarizar-se com os serviços prestados nas diferentes salas de leitura, a orientar a sua pesquisa, a localizar informação e a responder a questões sobre os acervos documentais;

    b) a utilizar e consultar os instrumentos de pesquisa: bases de dados, instrumentos de descrição (guias, inventários, catálogos, índices), obras de referência e outras fontes de informação;

    c) a identificar a documentação mais relevante para a pesquisa em causa;

    d) a resolver dificuldades pontuais de leitura ou interpretação de documentos;

    e) a utilizar os equipamentos.

Por correio e email:

O ABM presta um serviço de informação e resposta a questões acerca da localização de documentos/pesquisas pontuais ou a pedidos de reproduções, de forma gratuita.

No caso de pedidos de pesquisa que envolvam os serviços de leitura do Arquivo e Reservados ou o serviço de Certidões observam-se as seguintes condições:

  • A prestação de serviços específicos de pesquisa restringe-se aos casos previstos na legislação em vigor e fica condicionada à disponibilização por parte do utente dos dados indispensáveis para efetuar a pesquisa (ex.: data aproximada; cartório da escritura; nome dos intervenientes nos autos; n.º de processo, etc).
  • Excecionalmente, o serviço de leitura poderá realizar pesquisas documentais, de acordo com a disponibilidade de recursos humanos e mediante o pagamento dos valores fixados no preçário. Este serviço é limitado a 3 horas.
  • Ainda que as pesquisas se revelem infrutíferas ou os seus resultados não sejam os pretendidos pelo requerente, haverá lugar a cobrança dos valores correspondentes ao tempo despendido, devendo o ABM informar das condições em que foram realizadas as pesquisas e dos seus resultados.
  • Quando os interessados não puderem, ou não quiserem, realizar pelos seus próprios meios as pesquisas desejadas, poderão ainda recorrer aos serviços de investigadores independentes, cujos contactos o ABM está em condições de fornecer mediante a criação de uma Bolsa de Investigadores, que para tal fornecem ao ABM o seu curriculum. Estes investigadores trabalham por conta própria e não têm qualquer vínculo ao ABM. O ABM declina toda e qualquer responsabilidade nos acordos entre utentes e investigadores e não pode arbitrar quaisquer divergências ou conflitos entre requerentes e investigadores.

Os pedidos de transcrições de documentos serão respondidos mediante a disponibilidade do serviço. Caso não haja disponibilidade serão encaminhados para a Bolsa de Investigadores. Serviço onerado. Consulte o preçário.

Solicitar pesquisas:

  • Por email, aqui;
  • Por carta:

Caminho dos Álamos nº 35, Santo António, 9020-064 Funchal

  • Por fax: 291 708 402

Aconselhamos: