Semana Internacional de Educação Artística: 24 a 30 de maio de 2021
A Semana Internacional de Educação Artística foi instituída pela UNESCO e é anualmente assinalada em todo o mundo.
Como membro da Rede de Bibliotecas UNESCO, o Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) associa-se também ao evento.
Este ano foi selecionado o Teatro, de entre as várias manifestações artísticas, para a divulgação do nosso acervo documental e bibliográfico.
SARMENTO, Alberto Artur, XVII, «Teatros antigos na madeira», in Das Artes e da História da Madeira, Vol. VII, N.º 37, Funchal. [Excerto]
O arquivo de Maria do Carmo Rodrigues é composto, na sua maioria, por documentos resultantes da sua atividade enquanto escritora. Destacamos a série documental que inclui guiões de peças de teatro.
Maria do Carmo Rodrigues dedicou-se ao teatro infantojuvenil, sendo autora de várias peças transmitidas pela antiga Emissora Nacional: “A Quinta das Algas”; “Tempo de Juventude”; “Noite de Vendaval-Noite de Estrelas”; “A Dança da Vida”, representada pelas Guias de Portugal no Teatro Baltazar Dias em 1955; “Tarde Infantil – Natal”, no Casino da Madeira em 1956; “Laura, o balão e os óculos”, transmitida pela RTP em 1983; “João Bem-Bom e João Bem-Mau”, encenada pelo Pequeno Teatro e subsidiada pela Fundação Gulbenkian para ser levada às escolas, em 1987.
Descubra mais sobre Maria do Carmo Rodrigues na nossa plataforma de Arquivo.
“Tarde Infantil – Natal”, no Casino da Madeira em 1956
A obra teatral de Eugénia Rego foi representada no Teatro Municipal do Funchal, com intuito recreativo, durante três décadas.
Eugénia Rego Pereira, ou Eugénia Rego, como também era conhecida, iniciou a sua escrita dramática por volta de 1909, com a peça Folhas: Folhas sem Cor. Com dois volumes não datados, tudo indica que Eugénia Rego escreveu teatro até pouco tempo antes de falecer. Deixou dez volumes inéditos e manuscritos com dezoito peças de teatro. Os programas, anexos às obras Sol e Gelo (1932), De Norte a Sul (1937), Asas Misteriosas (1941) e Feitiço Quebrado (1942), confirmam o rigor com que Eugénia Rego encenava as suas operetas, fantasias, revistas, féeries e comédias que eram representadas no Teatro Municipal do Funchal. Rodeou-se de verdadeiros artistas, como os músicos César Gonçalves e Dário Flores e dos cenógrafos Henrique Martins e Alberto Freitas, entre outros. Alguns destes nomes tinham sido seus alunos.
De Norte a Sul
Feitiço Quebrado
Espuma de Champagne
Sol e gelo
Eugénia Rego Pereira
1932
Manuscrito
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Leitura complementar