«A comemoração do Natal na Madeira, envolve milhentos pormenores, com características diferentes daqueles que se praticam nas restantes zonas do país. […] a tradição e as práticas religiosas serão as mesmas, mas os usos e costumes do nosso povo têm diferenças notórias.»

PIO. M. F., 1980 (25 de dezembro), «O Natal Madeirense» in Jornal da Madeira, n.º 15089, Funchal, p. 7.

A propósito da Festa madeirense, apresentamos, de seguida, uma recolha de documentos antigos, livros, hiperligações, sugestões de atividades e jogos, a partir do acervo do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Primeira Referência ao Natal

A primeira referência documental ao Natal na Madeira data de 17 de dezembro de 1496.

As freiras e monjas do Mosteiro de Santa Clara solicitam “facilidades” na pesagem de trigo nos moinhos, porque “como ora vem o Natale” seria necessário “pam para a Festa” e, certamente, para a confeção de doces.

Arquivo e Biblioteca da Madeira, Câmara Municipal do Funchal, liv. 1302, f. 89 v.º.

Obras

Seleção de títulos existentes no catálogo bibliográfico do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

S. A.,1986, Presépios e Meninos Jesus de Ontem e Hoje, Funchal, Secretaria Regional de Turismo e Cultura.
S. A.,1999, As Luzes da Festa, Funchal, Siram.

Gastronomia

Os preparativos gastronómicos vão desde a matança do porco (do qual será feita a obrigatória carne de vinho e alhos), ao fabrico caseiro dos licores, dos bolos de mel e das broas. Há ingredientes incontornáveis desta época festiva, como a tangerina e o mel de cana.
Seguem algumas sugestões de livros do nosso catálogo bibliográfico e uma recolha de receitas.

PEREIRA, Júlio, [200-], Sabores: receitas tradicionais madeirenses, Funchal.

PEREIRA, Júlio, [200-], Sabores: receitas tradicionais madeirenses, Funchal.

Textos em Destaque

LUCENA, Vasco,  1951, «O Simbolismo do Natal» in Das Artes e da História da Madeira, n.º 9, Funchal, Tipografia Esperança, pp. 13-15.

PESTANA, António, 1957, «O Natal Madeirense num Auto de Gil Vicente» in Das Artes e da História da Madeira , n.º 27, vol. V, n.º 3, Funchal, Tipografia Esperança, pp. 1-9.

ARTUR, Alberto, 1951, «O Natal na Madeira – Quando eu era estudante» in Das Artes e da História da Madeira , n.º 9,  vol. II, Funchal, Tipografia Esperança, pp. 1-4.

COELHO, Luís de Ornelas Pinto, 1895 (25 de dezembro), O Natal, Funchal, Diário de Notícias, p. 1

CORREIA, João David Pinto, 2002, «Acerca da Festa/Natal nas Crónicas de Horácio Bento Gouveia» in Islenha, n.º 30,  Funchal, O Liberal, pp. 137-143.

COUTINHO, J. de Sousa, 1955, “O Natal na Madeira (Estudo Etnográfico)” in Das Artes e da História da Madeira, n.º 19 e 20, Funchal, Tipografia Esperança, pp. 58-70.

NASCIMENTO, João Cabral, 1950, “O Natal de há trinta anos” in Das Artes e da História da Madeira, n.º 4, Funchal, Tipografia Esperança, pp. 26-27.

Publicidade

Faça uma viagem no tempo e relembre (ou conheça) a publicidade das principais casas comercias do Funchal (algumas já extintas), o cartaz do programa de Reveillon dos hotéis: Atlantis, Buganvília, Casino Park Hotel,  o anúncio das touradas na 1.ª oitava, em 1932, e os filmes em exibição no último dia de 1980…

Leituras para miúdos e graúdos

Explore um conjunto de atividades a propósito do livro de Eric Carle, Sonho de Neve.