Imagens em destaque: Museu de fotografia da Madeira– Atelier Vicente’s

DRABM disponibiliza o fundo fotográfico Heino Schmidt 

A DRABM, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Arquivos, disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um novo instrumento descritivo, relativo ao fundo Heino Schmidt, pertencente ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (MFM-AV, em depósito na DRABM).

Este arquivo é constituído por 31 negativos de vidro, 7 negativos de película e 10 bilhetes postais ilustrados, com uma datação aproximada à década de 30. Destacam-se as seguintes temáticas: baía do Funchal, património religioso, transporte em carros de bois, molhe da Pontinha, estátua de João Gonçalves Zarco, cais da Ribeira Brava e praia do Vigário, no concelho de Câmara de Lobos. Algumas destas imagens estão representadas em postais, editados pela Delegação de Turismo da Madeira.

O conjunto documental estava fisicamente integrado no Photographia-Museu Vicentes (atual Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s). Foi posteriormente depositado no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, a 21 de fevereiro de 2019.

Heino Schmidt, que foi fotógrafo amador, residiu na cidade do Funchal na década de 1930, muito provavelmente entre 1933 e 1938.
Entre 1933 e 1934 teve várias das suas fotografias publicadas, tanto na revista Ilustração Madeirense, nas edições de dezembro de 1933 e julho de 1934, como em postais ilustrados, editados pela Delegação de Turismo da Madeira [em 1937/1938]. Heino Schmidt viu o seu trabalho ser reconhecido, facto atestado através de uma carta de recomendação, elaborada pelo presidente da Delegação de Turismo da Madeira, distinguindo a eficiência do seu trabalho.
Não existem certezas até quando permaneceu na Ilha da Madeira, no entanto, presume-se que se manteve até 1938.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.