A Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro (DRABL) e o Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal (CMF) promovem o projeto Colóquios LITERATURA MADEIRENSE, cuja primeira edição terá lugar no Funchal, a 31 de março e a 1 e 5 de abril de 2025.

1.ª EDIÇÃO 2025

FECHADA

BREVEMENTE

Conferência de abertura

“A atualidade de Camões”

José Augusto Cardoso Bernardes é Professor na Faculdade de Letras de Coimbra, onde rege cadeiras de Literatura Portuguesa do Renascimento e Ensino da Literatura.
Do conjunto dos livros que publicou destacam-se História Crítica da Literatura Portuguesa (Humanismo e Renascimento, 1999), A Literatura e o ensino do português (com Rui Afonso Mateus), 2009, A Oficina de Camões. Apontamentos sobre Os Lusíadas (2022) e A Oficina de Gil Vicente. Apontamentos sobre a Compilação (2023).
Foi codiretor de Biblos. Enciclopédia das Literaturas de Língua Portuguesa (1995-2005) e Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (2011-2018).
É atualmente Comissário-geral para as comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões.

Conferência de encerramento

“A Ilha Fatal: entre Edmundo e Herberto”

Amândio Reis é professor auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus estudos têm incidido maioritariamente sobre as formas breves, na literatura portuguesa e na literatura brasileira, entre os séculos XIX e XX. É autor da monografia Short Stories, Knowledge, and the Supernatural: Machado de Assis, Henry James, Guy de Maupassant (Palgrave, 2022) e, entre outros trabalhos, de O Livro Encenado. Escrita e Representação em Ana Teresa Pereira (Edições Colibri, 2015). Publicou também três livros de poesia na Língua Morta e, mais recentemente, um livro de prosa e fotografia, Asa do Avô (não edições, 2024). Traduziu A Imagem Fantasma, de Hervé Guibert (BCF, 2023), e é o organizador dos quatro volumes da colecção Contos Completos de Machado de Assis (E-Primatur, 2024-2027).

Comissão científica

Ana Cristina Joaquim

Ana Isabel Moniz

Aurelio Vargas Díaz-Toledo

Bernardo Vasconcelos

Carlos Nogueira Fino

Diogo Marques

Ana Cristina Joaquim desenvolve, atualmente, sua segunda pesquisa de pós-doutorado no programa de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sobre a poesia de António Franco Alexandre. Foi professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (setor: Literatura Portuguesa) da Universidade Federal Fluminense. Foi pesquisadora bolsista de pós-doutorado (FAPESP) em Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, com período de estágio BEPE/pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2019) sobre a obra de Herberto Helder. Concluiu doutorado no programa de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (financiamento CAPES). Cumpriu estágio doutoral na Universidade Nova de Lisboa (2013-2014). É mestre em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2011), onde desenvolveu pesquisa relativa à questão da recepção da obra do Marquês de Sade (financiamento CNPq). Possui graduação em Letras/Português pela Universidade de São Paulo (2009), licenciatura pela mesma Universidade (2011) e graduação em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (2007).

Professora Associada com Agregação da Universidade da Madeira, onde tem leccionado no âmbito de licenciaturas e de estudos pós-graduados. Realizou um Pós-Doutoramento na área da Literatura Portuguesa Contemporânea. Integra o Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, desde 2006, onde coordena o subgrupo Viagem e Utopia desde 2018. É membro colaborador do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto, desde 2013. Tem participado e/ou co-organizado anualmente congressos internacionais e seminários, e publicado textos críticos. É autora de diversas publicações nacionais e internacionais nas áreas privilegiadas pela sua investigação: Literatura Portuguesa, Francesa e Comparada da contemporaneidade. Coordena, com Godfrey Baldacchino e Francisco Marques, a Enciclopédia Digital de Estudos Insulares.

(Toledo, 1978) é Doutor em Filologia Românica e Prémio Extraordinário de Doutoramento pela Universidade Complutense de Madrid, com uma tese intitulada Estudio y edición crítica del Leomundo de Grecia (Madrid, Universidade Complutense de Madrid, 2007), do madeirense Tristão Gomes de Castro.  Foi Docente e Investigador no programa de pós-doutoramento Juan de la Cierva no Departamento de Filologia da Universidade de Alcalá de Henares. Foi Lecturer na University College Dublin (Irlanda), no Departamento de Espanhol e Português (2012-2015). Foi também Investigador Auxiliar FCT da Universidade do Porto, e diretor do projeto de investigação com financiamento europeu intitulado Base de dados sobre a Matéria Cavaleiresca Portuguesa dos séculos XVI-XVIII, desenvolvido no Seminário Medieval de Literatura, Pensamento e Sociedade (SMELPS), do Instituto de Filosofia (UI&D 502) – Concurso Investigador FCT 2012 (Ref. IF/01502/2012). Na actualidade, é Professor Associado no Departamento de Estudios Románicos, Franceses e Italianos y Traducción, da Universidade Complutense de Madrid.

Bernardo de Vasconcelos é Professor Auxiliar na Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira e Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses (1994), Mestre em Linguística Inglesa (2004) e Doutor em Linguística Aplicada (2007). Completou um MBA Executivo em Gestão de Negócios Internacionais (2012). As suas áreas de investigação incluem linguística de corpora, estudos de género, estudos de tradução, literatura comparada, literatura de viagem e diáspora madeirense. Esteve, desde setembro de 2020 a Dezembro de 2023, em regime de mobilidade como Coordenador do Centro Cultural John Dos Passos, onde direcionou os seus esforços para a sensibilização, na Madeira e fora dela, da importância de Dos Passos e da sua obra e da inerente e vinculativa ligação transatlântica, bem como para o reforço dos laços com todas as instituições, nomeadamente americanas, com as quais o Centro podia trabalhar para atingir esse objetivo.

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, onde foi presidente da faculdade e do Departamento de Ciências da Educação. Membro da Associação Portuguesa de Escritores  e do P.E.N. Clube Português. Nasceu em 1950. Como autor literário, tem vários livros de poesia e crónica publicados, como: xxiii poemas de ilhamar (1987, Prémio Leacock de Produção Literária); simbiose, poemas & ilustrações (1988, em coautoria com o pintor Celso Caires); este cais vertical (1989); contemplação do olhar (1992); (pre)meditação (1992); segundo livro de ishtar (1994); arco e promontório (1997, Prémio Edmundo de Bettencourt de poesia, 1996); inquietação da água (1998); maratona & outros poemas (1999); o deus familiar (2001); Funchal (2004); Crónicas da Madeira Nova (2004); 39poemas (2006); jonas (2012); Novas Crónicas da Madeira Nova (2013); Três Estações e um Solstício, (2022); o longo rio dniepre (2024); …

É membro integrado do ILCML, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, e investigador no CODA − Centre for Digital Culture and Innovation (FLUP) – unidade funcional na qual desenvolve atividade de investigação-experimentação-criação no campo das Humanidades Digitais. Doutorado em Materialidades da Literatura (2018), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a sua tese centra-se na análise de interfaces hápticas enquanto elementos expressivos em literatura computacional. Foi investigador de pós-doutoramento no IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVAFCSH), no âmbito do projeto VAST: values across space & time (2020-21) e Bolseiro de Investigação na Fundação Fernando Pessoa, Porto (2018-2020). Coorganizou o volume de ensaios Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia (Porto: Edições FFP; 2020). Autor, curador e tradutor de (Ciber)literatura experimental e membro cofundador do coletivo ciberliterário d1g1t0 (https://wreading-digits.com).É membro integrado do ILCML, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, e investigador no CODA − Centre for Digital Culture and Innovation (FLUP) – unidade funcional na qual desenvolve atividade de investigação-experimentação-criação no campo das Humanidades Digitais. Doutorado em Materialidades da Literatura (2018), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a sua tese centra-se na análise de interfaces hápticas enquanto elementos expressivos em literatura computacional. Foi investigador de pós-doutoramento no IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVAFCSH), no âmbito do projeto VAST: values across space & time (2020-21) e Bolseiro de Investigação na Fundação Fernando Pessoa, Porto (2018-2020). Coorganizou o volume de ensaios Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia (Porto: Edições FFP; 2020). Autor, curador e tradutor de (Ciber)literatura experimental e membro cofundador do coletivo ciberliterário d1g1t0 (https://wreading-digits.com).É membro integrado do ILCML, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, e investigador no CODA − Centre for Digital Culture and Innovation (FLUP) – unidade funcional na qual desenvolve atividade de investigação-experimentação-criação no campo das Humanidades Digitais. Doutorado em Materialidades da Literatura (2018), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a sua tese centra-se na análise de interfaces hápticas enquanto elementos expressivos em literatura computacional. Foi investigador de pós-doutoramento no IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVAFCSH), no âmbito do projeto VAST: values across space & time (2020-21) e Bolseiro de Investigação na Fundação Fernando Pessoa, Porto (2018-2020). Coorganizou o volume de ensaios Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia (Porto: Edições FFP; 2020). Autor, curador e tradutor de (Ciber)literatura experimental e membro cofundador do coletivo ciberliterário d1g1t0 (https://wreading-digits.com).É membro integrado do ILCML, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, e investigador no CODA − Centre for Digital Culture and Innovation (FLUP) – unidade funcional na qual desenvolve atividade de investigação-experimentação-criação no campo das Humanidades Digitais. Doutorado em Materialidades da Literatura (2018), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a sua tese centra-se na análise de interfaces hápticas enquanto elementos expressivos em literatura computacional. Foi investigador de pós-doutoramento no IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVAFCSH), no âmbito do projeto VAST: values across space & time (2020-21) e Bolseiro de Investigação na Fundação Fernando Pessoa, Porto (2018-2020). Coorganizou o volume de ensaios Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia (Porto: Edições FFP; 2020). Autor, curador e tradutor de (Ciber)literatura experimental e membro cofundador do coletivo ciberliterário d1g1t0 (https://wreading-digits.com).

Inês Cardoso

Isabel Santa Clara

Jerónimo Pizarro

Leonor Martins Coelho

Luísa Paolinelli

Naidea Nunes

É doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Concluiu, na mesma instituição, o mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes, apresentando uma dissertação intitulada O futuro já mostra que ontem foi há muito tempo: A resistência à globalização em Alberto Pimenta (2016). Atualmente, aguarda as suas provas de doutoramento, tendo desenvolvido uma tese dedicada às poepráticas de Salette Tavares e António Aragão – projeto pelo qual lhe foi atribuída uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). É investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) e membro da equipa editorial da SKHEMA: Revista Interartes [www.skhemagazine.com]. O seu último livro coorganizado intitula-se Performances Poéticas | Poéticas Performativas (com Bruno Ministro e Lúcia Evangelista; Porto, ILC – Livros Digitais, 2024).

(Funchal, 1951). Concluiu o curso de Pintura na Academia de Música e Belas Artes da Madeira, em 1975, onde iniciou a atividade docente. Lecionou depois no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e na Universidade da Madeira disciplinas das áreas de artes plásticas, de história da arte e de estudos interartes. A sua tese de doutoramento, apresentada em 2004, incidiu sobre a pintura maneirista existente na ilha da Madeira. A investigação desenvolvida nas áreas acima referidas tem sido divulgada através de comunicações em colóquios, textos em obras colectivas e em publicações periódicas, e colaboração em programas televisivos. Tem desenvolvido projectos curatoriais em espaços institucionais, como museus e casas da cultura e elaborado numerosos textos para catálogos de exposições de arte contemporânea. Como artista plástica expõe desde 1973 pintura, desenho e instalação. Está representada na colecção do MUDAS-Museu de Arte Contemporânea da Madeira e em colecções particulares.

É Professor da Universidad de los Andes, titular da Cátedra de Estudos Portu­gueses do Instituto Camões na Colômbia e Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. No âmbito da Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa, publicadas pela INCM, contribuiu com sete volumes, sendo o último a primeira edição crítica de Livro do Desassossego. Em 2010 a D. Quixote publicou A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, livro que preparou com Patricio Ferrari e Antonio Cardiello, depois de os três coordenarem a digitalização dessa biblioteca. De 2011 a 2013 Pizarro foi o Coordenador de duas novas séries da Ática (Obras e Ensaística), contribuindo com mais de dez volumes. Actualmente dirige a “Colec­ção Pessoa” da Tinta-da-china e é editor-in-chief da revista Pessoa Plural. Em 2013 foi o Comissário da visita de Portugal à Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) e ganhou o Prémio Eduardo Lourenço. É Professor da Universidad de los Andes, titular da Cátedra de Estudos Portu­gueses do Instituto Camões na Colômbia e Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. No âmbito da Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa, publicadas pela INCM, contribuiu com sete volumes, sendo o último a primeira edição crítica de Livro do Desassossego. Em 2010 a D. Quixote publicou A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, livro que preparou com Patricio Ferrari e Antonio Cardiello, depois de os três coordenarem a digitalização dessa biblioteca. De 2011 a 2013 Pizarro foi o Coordenador de duas novas séries da Ática (Obras e Ensaística), contribuindo com mais de dez volumes. Actualmente dirige a “Colec­ção Pessoa” da Tinta-da-china e é editor-in-chief da revista Pessoa Plural. Em 2013 foi o Comissário da visita de Portugal à Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) e ganhou o Prémio Eduardo Lourenço.

Leonor Martins Coelho é professora auxiliar na Universidade da Madeira e investigadora integrada no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (cluster “Viagem e Utopia” do Grupo LOCUS. Espaços. Lugares e Paisagens). Dirige, atualmente, o Doutoramento Internacional em Literaturas e Culturas Insulares. Participa regularmente em colóquios internacionais. Tem (co)organizado colóquios, jornadas e seminários. Na intersecção dos Estudos de Cultura com os Estudos Literários, destacam-se, de entre as suas publicações, Gérard Aké Loba: Utopia e Identidade Pós-colonial (2019), Viagem e Cosmopolitismo: da Ilha ao Mundo (co-coord., 2021) e Insularidades. Rotas. Gentes. Lugares (coord., 2021), O Teatro de José Saramago. (Im)possibilidades da Utopia (2022) e Vício Impune. Textos e Leituras (2023). Os seus ensaios, artigos e recensões estão publicados em revistas nacionais e internacionais, tais como Dedalus, Colóquio/Letras, Limite e Reflexos.Leonor Martins Coelho é professora auxiliar na Universidade da Madeira e investigadora integrada no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (cluster “Viagem e Utopia” do Grupo LOCUS. Espaços. Lugares e Paisagens). Dirige, atualmente, o Doutoramento Internacional em Literaturas e Culturas Insulares. Participa regularmente em colóquios internacionais. Tem (co)organizado colóquios, jornadas e seminários. Na intersecção dos Estudos de Cultura com os Estudos Literários, destacam-se, de entre as suas publicações, Gérard Aké Loba: Utopia e Identidade Pós-colonial (2019), Viagem e Cosmopolitismo: da Ilha ao Mundo (co-coord., 2021) e Insularidades. Rotas. Gentes. Lugares (coord., 2021), O Teatro de José Saramago. (Im)possibilidades da Utopia (2022) e Vício Impune. Textos e Leituras (2023). Os seus ensaios, artigos e recensões estão publicados em revistas nacionais e internacionais, tais como Dedalus, Colóquio/Letras, Limite e Reflexos.

Luísa M. Antunes Paolinelli é doutorada em Literatura Comparada pela Universidade da Madeira e fez a agregação em Estudos Culturais, na Universidade de Aveiro. Docente da Universidade da Madeira, é membro do CLEPUL, da FLUL, sendo coordenadora da linha de pesquisa Diálogos Atlânticos. Dedica-se ao estudo das literaturas e culturas lusófonas e também à cultura e literatura regionais. Editora-chefe da revista NAUS, participa em vários Comités Científicos de revistas portuguesas e estrangeiras e é membro do conselho científico de instituições de investigação, como a Academia Lusófona Luís de Camões e o Centro de Estudos Europeus Sirio Giannini, entre outros. Presidente da ADEGI, Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares, é coordenadora para a Literatura do Dicionário Enciclopédico da Madeira. Publica na área de Literatura e Cultura.

Professora Associada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira. Pós-Doutorada em Ciências da Linguagem e Linguística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha). Doutorada em Linguística Românica – História da Língua Portuguesa pela Universidade da Madeira. Mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigadora integrada no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, na área da Dialetologia e Diacronia, colaborando na publicação do Atlas Linguístico-Etnográfico da Madeira e do Porto Santo. Colaboradora do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (CIERL) e do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) – polo da Universidade da Madeira, na linha de investigação Turismo, Cultura, Sociedade e Linguagem. Tem investigação feita nas áreas: Antroponímia, Cultura Açucareira no Mediterrâneo e no Atlântico, Migrações e Mobilidades, Regionalismos Madeirenses, Tradições Regionais, Turismo Etnolinguístico e Património Cultural Imaterial.

Nelson Veríssimo

Nuno Marques

Paulo Miguel Rodrigues

Rui Guilherme Silva

Maria Teresa Nascimento

Nasceu no Funchal em 1955, na freguesia de São Pedro. Doutor em História pela Universidade Nova de Lisboa (1999) e Agregado em História pela Universidade dos Açores (2013). Professor aposentado da Universidade da Madeira. Fundador e diretor da revista Islenha do n.º 1 até ao n.º 30 (1987-2002). Autor de livros de História e editor de antologias literárias. Publicou ainda dezenas de trabalhos sobre História do Atlântico, Património Cultural, História Cultural e História da Educação em revistas, obras coletivas e actas de congressos, nacionais e internacionais. Colaborou no Diário de Notícias da Madeira entre 1985 e 2010 e, desde 2015, publica, com regularidade, no Fórum do Funchal Notícias. Entre outras obras, editou/organizou: 2018 – Os mistérios do Funchal de Ciríaco de Brito Nóbrega (1856-1928); 2017 – Lapinha de poesia: antologia de poetas madeirenses; 2017 – Escritos breves e dispersos de Ana Margarida Falcão (1949-2016); 2010 – Poesias de Joaquim Pestana (1840-1909); 2005 – Contos Madeirenses; 1983 –  O Natal na cidade, a Festa no campo de  Horácio Bento de Gouveia (1901-1983); 1991 – A Noite Bizantina de Albino de Meneses (1889-1949). É também autor de crónicas que publicou em: 2019 – Fórum Funchal Notícias: a minha participação (2015-2018); e 1998 –  Passos na Calçada: crónicas.

Investigador em ecopoética nas humanidades ambientais, afiliado com o KTH Environmental Humanities Laboratory (Estocolmo). Prepara uma monografia sobre respiração ecopoética em atmosferas ibero-americanas para a Routledge Environmental Humanities, encontra-se a coeditar a antologia Ecopoéticas y políticas ecológicas contemporáneas desde el Sur, para Brill-Foro Hispánico.

A sua tese de doutoramento discute os modos como a ecopoesia Norte Americana enfatiza a canção, a respiração e o ar como figuras atmosféricas libertadoras para a comunicação e as relações com outres e com o planeta.

Tem organizado workshops e lecionado sobre ecopoesia na Academic Collaboration Chile Sweden e na Occupy Climate Change School.

Como poeta, publicou Dia do Não e Estio. Traduziu a poesia de Athena Farrokhzad, Gary Snyder e John Cage. É ainda editor de poesia na revista de investigação transdisciplinar Venti

Professor Associado na Faculdade de Artes e Humanidades (FAH) da Universidade da Madeira (UMa), onde leciona desde Janeiro de 1995. Coordenador-científico do CIERL (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da UMa) de que foi fundador (2007). Investigador Integrado do Centro História, Territórios e Comunidades (U. Nova – FCSH) e colaborador no Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (U. Coimbra). Foi Presidente da Faculdade de Artes e Humanidades, entre 2013 e 2016, e Director de vários cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. É autor e editor de livros de História e Cultura contemporâneas, com particular incidência sobre a realidade madeirense, durante os séculos XIX e XX. É também autor de dezenas de artigos, em revistas académicas e de divulgação, obras colectivas, capítulos de livros e Actas de Congressos (nacionais e internacionais), nos quais aborda questões que abrangem a História Político-Institucional, as Relações Internacionais, a Autonomia e a Madeirensidade. O seu livro mais recente é o Dicionário Breve da História da Autonomia da Madeira (2021).

Doutorado em Literatura de Língua Portuguesa (2014) pela Universidade de Coimbra (UC). Docente do ensino básico e secundário e professor auxiliar convidado na Universidade da Madeira (UMa). Membro efetivo do Centro de Literatura Portuguesa da UC e membro colaborador do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da UMa. É aluno do curso de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (UMa e Universidade Católica Portuguesa), docente externo do curso de especialização em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro da Comissão Organizadora da II Conferência Internacional de Literatura Cabo Verdiana (Lisboa, NOVA FCSH, 3 a 5 de julho de 2025).

Professora na Universidade da Madeira; investigadora do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, onde coordena a linha de investigação sobre os Comentários a Camões: Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Artes e Humanidades; Directora do Mestrado em Gestão Cultural; Directora do Doutoramento em Ilhas Atlânticas.

Algumas publicações de livros: Percursos do Diálogo no Séc. XIX. Corpus Descritivo, Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2024;  Insulana de Manuel Tomás, Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2024; Olhares, silêncios e imagens com palavras dentro: para Ana Margarida Falcão, Funchal, Direção Regional da Cultura, 2019 (coedição com Ana Isabel Moniz e Isabel Santa Clara); OS LUZIADAS de Luis de Camões princepe dos poetas heroicos comentados por o P. D. Marcos,  Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos 2014 (coord. E comentário de Isabel Almeida;  transcrição de textos de Filipa Medeiros, Marcelo Vieira, Manuel Ferro e Maria Teresa Nascimento); O Diálogo na Literatura Portuguesa. Renascimento e Maneirismo, Coimbra, Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, 2011.