Primeiros arquivos fotográficos online
O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), vai colocar acessível ao público, ao longo do ano de 2017, imagens dos fundos provenientes do Photographia Museu Vicentes, que têm vindo a ser tratados e inventariados, prosseguindo o seu objetivo de facultar ao público, de forma ampla, este precioso acervo. No mês de março, ficarão disponíveis dois arquivos:
O arquivo de Alexander Lamont Henderson (1838-1907), fotógrafo com estúdios em Londres e a quem foi concedido o título de fotógrafo real, pela rainha Victória, que compreende diapositivos em suporte de vidro, com imagens de paisagens e do quotidiano, captadas na sua visita à ilha da Madeira, entre 10 de janeiro e 24 de abril de 1906. Consulte o catálogo elaborado por Manuela Marques e o dossier de divulgação.
O arquivo de João Anacleto Rodrigues (1860-1948), fotógrafo amador madeirense, que inclui negativos em suporte de vidro, onde se encontram paisagens e aspetos do dia-a-dia, das ilhas da Madeira, Porto Santo, Açores e Canárias, captados entre 1901 e 1943. Consulte o catálogo elaborado por Tânia Jesus e o dossier de divulgação.
No mês de abril, ficarão acessíveis: o fundo de Aluízio César de Bettencourt (1838-1895), considerado um dos mais importantes fotógrafos amadores da Madeira, que compreende negativos em suporte de vidro, de paisagens, de quotidianos e de retratos de exterior; parte dos negativos em suporte de vidro, do processo fotográfico de colódio do fundo “Photographia Vicente” (VIC).
Até ao final do ano, pretende-se disponibilizar a totalidade dos negativos em suporte de vidro, do processo fotográfico de colódio e as imagens de estúdio de 1885 a 1910, do fundo “Photographia Vicente” (VIC). Divulgaremos também os negativos em suporte de vidro, sobretudo alusivos a paisagens, procedentes do “Perestrelos Photografos” (PER).