Fundos Bibliográficos e Coleções

Este conjunto compreende o vasto espólio pertencente à Biblioteca Pública Regional, com monografias, publicações periódicas e outras espécies bibliográficas, bem como as coleções do Arquivo Regional da Madeira e da Biblioteca de Culturas Estrangeiras. Estes três conjuntos de acervos totalizam cerca de 511 mil documentos. A consulta de determinadas coleções, pelo seu valor e importância patrimoniais (livros raros, primeiras edições, documentos em mau estado de conservação, coleções iconográficas), é feita na Sala de Leitura do Arquivo e Reservados.

Caraterização geral do acervo da Biblioteca Pública Regional – Reunindo mais de 300 mil espécies bibliográficas (registadas 284.141 monografias e 5504 títulos de publicações periódicas), com um crescimento médio de 10%, a coleção tem um caráter universalista e generalista típica de uma biblioteca pública, versando os domínios das ciências sociais, biologia, arte, história, religião, geografia, informática, literatura, psicologia, entre muitos outros. Esse aspeto multifacetado e também contemporâneo é potenciado pelo facto de a Biblioteca ser beneficiária do Depósito Legal.

São disponibilizados diversos tipos de publicações: obras mono ou multivolumes (incluindo séries monográficas), separatas, atas de congressos, códigos e coletâneas de legislação, manuais escolares, dicionários, enciclopédias, bibliografias, entre outros.

Ao fundo geral da Biblioteca acrescem algumas coleções, como reservados, iconografia e cartografia, leitura para deficientes visuais, recursos eletrónicos, e algumas bibliotecas ofertadas, compradas ou em depósito, como a Biblioteca Mário Sardinha ou a do Liceu Jaime Moniz.

Caraterização geral da biblioteca do Arquivo Regional da Madeira – A biblioteca do Arquivo Regional possui um total de cerca de 21.700 monografias e 850 títulos de revistas. Integra abundante bibliografia sobre Cristóvão Colombo, uma interessante coleção de guias e relatos de viagens e outra de livros antigos, muitos originalmente pertencentes à Mitra do Funchal e especificamente ao bispo D. Gaspar Afonso da Costa Brandão. A biblioteca incorpora ainda as livrarias de Nuno de Freitas Lomelino e do Dr. Nuno Vasconcelos Porto. Recentemente, foi enriquecida com as ofertas das bibliotecas de Pereira da Costa, Luiz Peter Clode, Pontes Leça, Frederico de Freitas, João Henrique Gonçalves, Maria do Carmo Rodrigues, entre outras. Por outro lado, registe-se a entrada de muitas monografias e revistas através das incorporações de arquivos de serviços da Administração.

Caraterização geral do acervo da Biblioteca de Culturas Estrangeiras – O acervo desta biblioteca, constituído, sobretudo, com o apoio das embaixadas dos países representados, possui cerca de 22.000 títulos registados, abarcando diferentes áreas do conhecimento e diversas línguas, nomeadamente inglês, francês, alemão, russo, norueguês, finlandês e sueco.

Coleções de particular interesse e valor:

Coleção multimédia – Constituída por: CD´s áudio (de vários estilos musicais e épocas); CD-ROM (nomeadamente jogos educativos e material multimédia) e DVD’s (filmes de lazer e educativos para várias faixas etárias). Muitos títulos também compilam documentação importante para a investigação histórica. A coleção de recursos eletrónicos do ABM totaliza cerca de 2300 unidades.

Coleção de Jornais – De realçar a “Coleção Diário de Notícias”, constituída a partir da doação feita pela empresa Diário de Notícias, e que inclui os primeiros jornais a serem editados na Madeira, nascidos no contexto da Revolução Liberal dos anos vinte do século XIX. Com cerca de 260 títulos de jornais de carácter generalista e de enfoque regional, também contempla jornais especializados de diversa natureza: partidária, religiosa, desportiva, doutrinal, judicial, académica, literária e artística. A coleção é presentemente objeto de digitalização. A Biblioteca também possui outros títulos regionais mais recentes, bem como alguns nacionais.

Coleção de legislação – Composta no seu todo por mais de 15 mil volumes, esta coleção inclui, procedente do Arquivo Regional da Madeira, cerca de três dezenas de títulos de legislação europeia, nacional e regional, num total de mais de quatro mil livros e documentação avulsa, entre os quais podemos encontrar leis e diplomas desde meados do século XIII até ao ano de 2009. De realçar as séries dos Diários do Governo e da República. De referir ainda a biblioteca jurídica de Rebelo Quintal, com cerca de 11 mil unidades, ofertada à Biblioteca Pública Regional.

Coleção iconográfica – Constituída por postais, cartazes, gravuras, desenhos, mapas e por outro material não livro. Particularmente rica a coleção de postais do Arquivo Regional, com cerca de 15 mil exemplares, recentemente enriquecida com a transferência da coleção da Direção de Serviços de Museus e Património. Destacamos também a coleção de cartazes da Biblioteca Pública Regional, especialmente os de produção regional.

Reservados e Impressos raros – Esta categoria inclui as coleções do ABM com maior valor e importância patrimonial, designadamente: Biblioteca Mário Sardinha, com primeiras edições de obras literárias e revistas de literatura portuguesa dos séculos XIX e XX; Biblioteca António Montes; Biblioteca da Escola Secundária Jaime Moniz (em depósito); Biblioteca Carmo Rodrigues; Biblioteca Rogério Correia. Ainda as coleções oriundas do Arquivo Regional: Livraria Nuno de Vasconcelos Porto, com edições excecionalmente raras, contém algumas obras de referência fundamentais, como a Portugaliae Monumenta Historica, edições de fontes da Academia das Ciências de Lisboa e monografias de autores consagrados sobre a História e o património artístico português; Biblioteca Nuno de Freitas Lomelino; Coleção de Livro Antigo, constituída maioritariamente por obras oriundas da Mitra do Funchal; Biblioteca Luiz Peter Clode, particularmente dedicada à genealogia; a biblioteca oriunda da Quinta Josefina e da Casa Museu Frederico de Freitas.