Consulta de arquivos e coleções consideradas de caráter reservado, pelo seu valor e importância patrimoniais (livros raros, primeiras edições, documentos em mau estado de conservação, coleções iconográficas). Nesta Sala o leitor pode ainda requisitar qualquer espécie bibliográfica que se encontre em depósito. Com capacidade para 42 pessoas, a Sala possui uma coleção de obras de referência em livre acesso. A consulta de toda a demais documentação carece de requisição, feita no balcão de atendimento.

Os técnicos encarregados deste serviço acolhem e orientam o leitor, mas não o substituem nas suas pesquisas.

Acesso:

Acessível a todos os portadores de cartão de leitor com autorização especial para a consulta de arquivos e reservados.

Caso a visita seja esporádica (designadamente por utilizadores estrangeiros) poderá solicitar apenas uma autorização temporária de leitura durante 3 dias, a qual não é renovável.

Sobre as condições de utilização da Sala de Leitura do Arquivo e Reservados ver Regulamentos e Preçário.

Esta sala disponibiliza ainda o serviço de reserva dos documentos. A requisição pode ser realizada na sala de leitura ou através da plataforma de pesquisa de arquivo – formulário de consulta antecipada.

Aconselhamos:

– Preparar com antecedência a visita à Sala de Leitura do Arquivo e Reservados, consultando os instrumentos de descrição documental (guia, inventários, catálogos e índices) e as bases de dados disponíveis.

– Na Sala de Leitura consulte os seguintes auxiliares de pesquisa:

  • Instrumentos descritivos e respetivos índices (disponíveis em suporte papel junto ao balcão de receção e no computador da área de referência)
  • Bases de dados – consulta nos terminais (PCs) da sala.
  • Banco de imagens (designadamente os arquivos paroquiais e as coleções de Jornais, Postais, Fotografia e Iconografia, entre outros).

Horário:

– dias úteis, entre as 9h30m e as 18h50m;

– sábados, exceto feriados, entre as 9h30m e as 15h20m (mediante marcação através do endereço: referencia.arquivo.srtc@madeira.gov.pt até às 12h00, na sexta-feira anterior à sua visita).

  • Requisições ao depósito feitas até às 18h00 de segunda a sexta.