Divulgação de obras em domínio público

Robert Reid Kalley (1809-1888)

Em 2021, a DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, um conjunto de autores e obras. Este mês destacamos Robert Reid Kalley (1809-1888), médico e pastor escocês, pioneiro do Protestantismo Missionário na Ilha da Madeira.
A obra Exposição de Factos, agora disponibilizada, constitui uma súmula dos seus pontos de vista como pastor protestante. A monografia pode ser consultada no catálogo bibliográfico do ABM e na RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais).

KALLEY, Robert Reid, 1875, Exposição de factos, Lisboa, Typ. Luso-Britannica de W. T. Wood

Robert Reid Kalley nasceu em 8 de setembro de 1809, em Mount Florida, nos arredores de Glasgow, Escócia. Aos vinte anos diplomou-se como cirurgião e farmacêutico pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Glasgow, tendo feito os seus estudos práticos no Hospital Real da mesma cidade. Em 1838, Robert Kalley chega ao Funchal, onde cria escolas, um hospital e um serviço de consultas médicas. Começa também um processo de evangelização e distribuição de bíblias. Em 1843 é preso durante alguns meses. A 8 de maio de 1845 foi fundada no Funchal (ilegalmente, pois as igrejas protestantes permaneciam proibidas) a Igreja presbiteriana, tendo sido ordenados presbíteros e diáconos.