

No âmbito da comemoração do centenário da viagem aérea Lisboa-Funchal, a DRABM evoca esta memorável viagem com o destaque de algumas páginas de publicações periódicas do seu acervo bibliográfico, reúne algumas fotografias do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes, em depósito nas suas instalações, e sugere literatura recente sobre a vida e façanhas do notável oficial da Marinha, Carlos Viegas Gago Coutinho.


Como foi o dia 22 de março de 1921?
Há exatamente 100 anos, amarava na baía do Funchal o hidroavião, de fabrico britânico, comandado pelo capitão-tenente Artur de Sacadura Freire Cabral, e pelo oficial de navegação Gago Coutinho. A bordo vinham mais dois tripulantes, o mecânico-chefe Roger Soubiran e, como segundo piloto, o primeiro-tenente Manuel Hortiz Bettencourt.
Segundo o Diário de Notícias de 23 de março de 1921, por volta das 15:30, o Felixtowe F-3 – 4018 pousava entre o vapor São Miguel e a praia. A tripulação foi recebida pelo Capitão do porto e algumas autoridades civis e militares, que acabariam por rebocar a aeronave até à pontinha, com a ajuda da lancha em que seguiam.
Meia hora depois, os aeronautas dirigiram-se de carro para o Palácio de São Lourenço, onde foram cumprimentados e enaltecidos pelo Governante Civil da altura, António da Cruz Rodrigues dos Santos.
Depois dos discursos de homenagem, seguiram-se as saudações da multidão que se encontrava fora do palácio e um brinde com champanhe, na sala amarela. O capitão-tenente, Sacadura Cabral, aproveitou a ocasião para homenagear os seus colegas, capitão Brito Pais e o tenente Bretes, os primeiros aviadores em 1920, a empreender o voo entre Lisboa-Funchal (embora tivessem ficado a 500 km de distância da Madeira).
Os jornalistas, na sequência do brinde entrevistaram os tripulantes e obtiveram informações sobre o hidroavião e os “mantimentos” que traziam a bordo (Vide separador “Apontamentos”)
O êxito do 2.º voo Lisboa-Funchal resultou da precisão e rigor dos métodos de navegação astronómica, proporcionados pelos instrumentos de navegação aérea como o Corretor de rumos e a adaptação do Sextante da marinha à navegação aérea (Sextante de horizonte artificial).


Breve Biografia de Gago Coutinho

Natural de São Brás de Aportel (Faro);
Registado e batizado em Lisboa;
Frequentou a Escola Politécnica;
Em 1889 – concluiu o curso da Escola Naval;
Como geógrafo destacou-se nos trabalhos geodésicos e cartográficos (delimitação das fronteiras das antigas colónias portuguesas);
Adaptação do sextante da marinha à navegação aérea;
Dedicou-se, mais tarde, à investigação histórica das rotas dos descobridores.



Fotogaleria




Bibliografia


Artigo
«Estrondos, Estampidos, Motores: A Abertura da Madeira à Modernidade»
Jorge Freitas Branco
in Newsletter do Centro de Estudos de História do Atlântico, outubro de 2012

Apontamentos
Características do hidroavião
Dois motores Rollys -Royce (350 cavalos cada um);
Seis toneladas de peso;
Setenta e duas milhas a hora;
Trazia 50 caixas de gasolina (1 400 kilos);
Munido de aparelho radio-telegrama transmissor e recetor. Devido ao peso do combustível que transportava, foi desmontado para usar apenas o transmissor;
A viagem foi feita com a velocidade de 70 milhas;
Navega sobre o mar com a velocidade de 30 milhas por hora.
Único mantimento a bordo
Uma Caixinha de bombons.
Investigação histórica
Dedicou-se às rotas dos descobridores portugueses e reconstituiu a Rota marítima de Vasco Da Gama, descrita n’Os Lusíadas.

Frases Célebres de Gago Coutinho
«Os mares e terras que descobrimos e ocupámos não os achámos por acaso ou sorte; buscámo-lo metodicamente.»
«Não basta saber voar. É preciso que o mundo conheça que os descendentes dos antigos pioneiros do Atlântico também
sabem voar, como sabem navegar.»

Outros Recursos
Gago Coutinho, geógrafo e navegador (vídeo)
Sacadura Cabral, o aviador pioneiro (vídeo)

Referências
BRANCO, Freitas Branco, 2012, «Estrondos, Estampidos, Motores: A Abertura da Madeira à Modernidade» in Newsletter n.º 15 do Centro de Estudos de História do Atlântico, pp. 12-13.
CHAVECA, Sebastião de Sousa, 2008, Gago Coutinho – Documentos- Fotografia-Episódios, Cic – Centro de impressão Coraze.
Gago Coutinho, geógrafo e navegador, disponível em https://ensina.rtp.pt/artigo/almirante-gago-coutinho/, consultado a 15-03-2021.
LEMOS, Carlos M. Oliveira, 2000, O Almirante Gago Coutinho –Apontamento sobre a sua vida e obra, Lisboa, Instituto Hidrográfico.
PEREIRA, Jorge M. Ramos, 1973, Gago Coutinho geógrafo, Oficinas Gráficas da Companhia Nacional Editora.
Jornais
Diário da Madeira 1921.