Sobre a Coleção

A coleção de Livro Antigo Impresso do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) é composta por oitocentos e oitenta e três volumes, distribuídos em catorze coleções. Trata-se de um conjunto de obras com diferentes proveniências e temáticas distintas. A sua entrada na instituição formalizou-se através de incorporações, por doações de particulares, assinatura de contratos de depósito ou, em alguns casos, por compra.
Recordamos que são denominadas livro antigo impresso todas as obras que foram produzidas desde o início da imprensa, em 1455, até ao princípio do século XIX.
Na coleção do ABM, 3% das obras são do século XVI, 15% do século XVII e a maioria, cerca de 80%, foram impressas no século XVIII. Muitas possuem carimbos, ex-libris e notas manuscritas.
As edições do século XVI são quase todas alemãs. As dos séculos XVII e XVIII são maioritariamente publicações portuguesas.
Entre as temáticas abordadas destacamos a teologia, o direito canónico, a história, a literatura religiosa, a literatura clássica e a medicina. A maioria dos livros são publicados em latim, mas encontramos edições em português, castelhano, italiano, inglês e francês.
O livro mais antigo é de 1517 e o mais recente é de 1835.
Nos conjuntos documentais com mais exemplares está a Coleção Nuno Vasconcelos Porto, composta por 149 volumes, quase todos sobre a história de Portugal. É precisamente neste grupo que encontramos o livro mais antigo da coleção do ABM, Centun ac quinquaginta Psalmi Davidici, da autoria de Jacobus Perez e dado ao prelo em Valência, no ano de 1517.

A Coleção da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, que recebe este nome devido à proveniência dos livros, é também vasta, com muitas obras do século XVIII, a maioria sobre teologia, mas também relacionadas com o direito canónico e a literatura religiosa. Uma referência também à Coleção Nuno Freitas Lomelino da Câmara, com 30 livros sobre as temáticas da história, literatura portuguesa e literatura clássica. Para finalizar, destacamos a Coleção do Liceu Nacional do Funchal, incorporada por contrato de depósito em 2008. A maior parte dos livros pertence ao século XVIII e versa sobre a teologia e a literatura clássica.
O estado de conservação destas coleções é um aspeto importante. A maior parte dos livros encontra-se em mau estado, sobretudo as obras de século XVIII, mais danificadas pela ação dos insetos bibliófagos que destroem os materiais utilizados na produção dos livros. Contudo, quase todas as obras apresentam a sua encadernação original, o que não só protege o texto, mas também lhes confere valor, pela sua riqueza e detalhe. As encadernações dos livros desta coleção são principalmente feitas em pasta de papelão revestida com pele castanha. As lombadas destes volumes são geralmente gravadas a ferros dourados, existindo também obras gravadas a ferros secos. Alguns têm encadernação em pergaminho. O processo de recuperação destes livros já teve início na área de Preservação, Conservação e Restauro do ABM.