ABM recebeu acervo do padre Alfredo Vieira de Freitas

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) assinou um contrato de doação no dia 24 de outubro, às 17h30, no auditório do ABM, com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e do presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa.

Os documentos incorporados fazem parte da Biblioteca do Padre Alfredo Vieira de Freitas, que estava depositada na Casa da Cultura de Santa Cruz.

Este acervo de grande valor histórico, literário e cultural é constituído por 2256 livros, 81 periódicos e 7 caixotes com documentos que constituem o espólio particular do padre Alfredo Vieira de Freitas.

Com a assinatura deste contrato o ABM compromete-se a zelar pela conservação, segurança e tratamento técnico da documentação entregue à sua guarda.

Após tratamento, os documentos ficarão disponíveis ao público na Sala de Leitura do Arquivo.

Nota biográfica

O padre Alfredo Vieira de Freitas nasceu em 1908, na freguesia de Gaula, concelho de Santa Cruz. Entrou para o Seminário em 1919. Tirou o curso de Humanidades, Filosofia e Teologia. Foi professor de Português e de Literatura Portuguesa durante quase meio século. Ainda estudante foi colaborador da “Mocidade”, órgão mensal da antiga escola de Artes e Ofícios. Colaborou no “Jornal da Madeira” e na “Revista Portuguesa”, nesta última sob o anagrama de Viriato. Publicações: 1947 o discurso “Mãos Suplicantes”; 1958 “Céu de Estrelas (sonetos)”; 1964 “Era uma Vez na Madeira – Lendas Contos e Tradições da nossa Terra” e “Amadis de Gaula”, entre outras obras. Faleceu em 1992.