Mostra Documental

Acervo da “Escolinha Alemã do Funchal”

O ABM abre ao público, até ao final de dezembro, a mostra documental dedicada ao Acervo da “Escolinha Alemã do Funchal”, na Sala de Leitura do Arquivo e Reservados.

Esta mostra documental destina-se a divulgar uma instituição de ensino particular do Funchal que, entre 1928 e 1977, ofereceu aos alunos uma metodologia de ensino inovadora e diferenciada. Para as crianças alemãs, o programa era o mesmo que se usava nas escolas da Alemanha: alemão, gramática, aritmética, geografia, história, ciências, inglês, francês, desenho, canto, trabalhos manuais e ginástica; para as crianças portuguesas, o programa era o adotado nas escolas primárias do país, sendo ensinadas por uma professora portuguesa diplomada. Em conjunto, crianças alemãs e portuguesas aprendiam: alemão, inglês, francês, trabalhos manuais e ginástica.
O arquivo está disponível para consulta (inventário n. 126). Destacam-se os documentos da secção de Alunos, a secção mais vasta do fundo, que espelham as atividades escolares desenvolvidas, a participação dos alunos e o material pedagógico utilizado. Existe ainda um conjunto bibliográfico composto por 77 monografias em vários idiomas.