Novo projeto editorial do ABM:

Coleção Madeira – Memórias Fotográficas

A Madeira, através do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (anterior Photographia – Museu “Vicentes”), possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores. A coleção Madeira – Memórias Fotográficas, composta por catálogos de divulgação em língua portuguesa e inglesa, tem por objetivo dar a conhecer parcelas significativas desta herança e fornecer álbuns fotográficos de história.
Estão disponíveis para venda 3 números, que mostram fotografias da Madeira de vários fotógrafos e em diversas datas: Alexander Lamont Henderson, 1906 (n.º 1); João Anacleto Rodrigues, 1891-1943 (n.º 2); Aloísio César de Bettencourt, 1872-1895 (n.º 3). Cada volume contém: textos introdutórios sobre o fotógrafo e o arquivo fotográfico correspondentes e o âmbito e conteúdo das imagens e as fotografias propriamente ditas, selecionadas e ordenadas mediante critérios temáticos. Os livros podem ser adquiridos na loja do ABM e na Direção Regional da Cultura.
A coleção é editada pela Direção Regional da Cultura e pelo ABM – onde os acervos dos fotógrafos contemplados, e de outros ainda, estão depositados e foram inventariados – e pelo referido museu.