Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.
Início2021-02-19T14:30:57+00:00

Catálogo Bibliográfico Indisponível

2 de março

Informamos os nossos utilizadores que, devido a uma intervenção técnica, o acesso ao nosso catálogo de espécies bibliográficas estará indisponível durante o dia 2 de março, tanto online como presencialmente.

As salas de leitura geral e infantojuvenil estarão em funcionamento. No entanto, os empréstimos e devoluções estarão condicionados e os pedidos ao depósito não serão possíveis.

Agradecemos a vossa compreensão.

DRABM disponibiliza obras em domínio público

A DRABM tem vindo a fazer do domínio público uma das suas apostas, digitalizando e colocando em linha muitas obras. Esta estratégia permite-nos facilitar e diversificar o acesso às coleções e promover o património documental e bibliográfico. As monografias disponibilizadas em linha podem ser livremente utilizadas, servem uma comunidade mais vasta de utilizadores e possibilitam a preservação e conservação dos originais, sobretudo os mais antigos, raros ou frágeis.
Os livros estão acessíveis através do catálogo bibliográfico da DRABM ou da RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais).
Como parceira da RNOD desde julho de 2019, a DRABM já direcionou para esta plataforma um grande número de registos bibliográficos. Atualmente, estão disponíveis 164 títulos e respetivos objetos digitais. Destaque-se, neste conjunto, os vários títulos de periódicos disponíveis, entre os quais o Diário de Notícias da Madeira, com muitos milhares de imagens associadas.

Manuel Ribeiro

Manuel Ribeiro nasceu em Lisboa a 31 de agosto de 1861, mas residiu no Funchal desde criança. Colaborou em diferentes jornais e é poeta de merecimento, sendo autor dos seguintes opúsculos: “Flores Agrestes”, Funchal, 1903; “Pyrilampos”, Funchal, 1905; “Outomnaes”, Funchal, 1910, e “Poentes”, Funchal, 1913.
O verdadeiro nome deste poeta é Mardónio da Câmara; Manuel Ribeiro é o pseudónimo, adotado em todas as suas produções literárias.
Por ocasião de motins populares no Funchal, Manuel Ribeiro publicou vários folhetos descrevendo, em verso livre, os acontecimentos e os motivos que os originaram. Faleceu no Funchal em idade muito avançada.
Para mais informações sobre Manuel Ribeiro, ver:
SILVA, Fernando Augusto da, e MENESES, Carlos Azevedo de, 1988, Elucidário Madeirense, Fac-símile da edição de 1940-1946, Funchal, Direção Regional dos Assuntos Culturais.
PORTO DA CRUZ, Visconde do, Notas & comentários para a história literária da Madeira, Funchal, Câmara Municipal do Funchal.

Biblioteca implementa serviço de pick up de livros

A partir de fevereiro o Arquivo e Biblioteca da Madeira implementa um serviço de pick up de livros. O objetivo deste projeto é agilizar o processo de seleção e entrega de monografias para empréstimo domiciliário, evitando o acesso presencial às salas de leitura geral e infantojuvenil.
Para usufruir deste serviço: escolha os livros que pretende no nosso catálogo, disponível em https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt/ . Contacte-nos através do número 291 145 310 ou do email biblioteca.drabm.srtc@madeira.gov.pt  e indique o nome, número de leitor e os títulos que pretende. Aguarde o nosso contacto de confirmação do pedido e levante os seus livros na receção do edifício.

Encontro com um Livro

Requisite e deixe-se surpreender!

Escolher o livro perfeito pode ser muito desafiante. Tantos autores, géneros e influências para a escolha do companheiro ideal.
Nesta época dedicada a São Valentim, o Arquivo e Biblioteca da Madeira promove a iniciativa Encontro com um Livro.
Na sala de leitura da biblioteca disponibilizamos vários exemplares para empréstimo domiciliário, que serão requisitados sem que o leitor saiba o seu conteúdo. Poderá escolher um Encontro Romântico, Encontro Histórico, Policial ou Português. E para o público infantojuvenil temos livros surpresa, prontos a maravilhar os pequenos leitores.
Venha ter connosco e atreva-se a encontrar um relacionamento perfeito!

Horários

Até 21 de fevereiro

Informamos que o Arquivo e Biblioteca da Madeira manterá até 21 de fevereiro os horários reduzidos de atendimento ao público.
As salas de leitura da Biblioteca, Arquivo e o Serviço de Certidões estarão abertos, de segunda a sexta-feira, entre as 09h30 e as 15h20.
As salas de leitura da Biblioteca estarão abertas ao sábado entre as 9h30 e as 15h20.

DRABM prepara plano de intervenção e apoio às bibliotecas municipais

Formação, enriquecimento de coleções, dinamização cultural e integração dos acervos num catálogo coletivo integrado e acessível em linha 

 A SRTC, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), delineou um plano de intervenção e apoio às bibliotecas municipais da RAM a ser implementado ao longo de 2021. O plano prevê um conjunto de iniciativas que visam promover a oferta de leitura por parte das bibliotecas municipais da RAM e reforçar o seu funcionamento em rede.  

O enriquecimento de fundos e coleções, a definição de procedimentos técnicos e a disponibilização de formação especializada, o desenvolvimento de estratégias de animação e promoção do livro, o crescimento do catálogo coletivo de bibliotecas da Madeira (CCBM) e a disponibilização de novos suportes para a leitura, com o recurso às tecnologias da informação, são os principais objetivos. 

Para delinear este plano de ações, a DRABM, na sua qualidade de órgão coordenador da Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira (RRBPM), realizou, ao longo do ano transato, uma auscultação à situação das bibliotecas municipais da Região. A informação recolhida permitiu identificar os principais problemas e carências destas estruturas, essenciais à promoção do livro e da leitura, e definir prioridades e áreas de atuação.  

Nessa medida, iniciam-se agora os contactos com as autarquias locais, definindo-se uma calendarização de ações. Ao longo do ano estão previstas formações no âmbito da descrição e catalogação de Material Não Livro, da catalogação de publicações periódicas e da indexação. Em julho, será dinamizado um workshop dedicado ao serviço educativo em bibliotecas. DRABM irá igualmente ceder espécies bibliográficas às bibliotecas aderentes e integradas no CCBM, procurando o crescimento e a diversificação das suas coleções e a facilitação do empréstimo interbibliotecas, bem como facultar orientação no que concerne à organização e qualificação dos espaços de leituraNo âmbito do objetivo de fomentar o efetivo funcionamento em rede das bibliotecas da RAM, é indispensável a interoperabilidade dos respetivos sistemas de informação, a promover por via da implementação de um software único de gestão de bibliotecas, igualmente previsto na intervenção a realizar pela DRABM em 2021.  

Estas ações de apoio às bibliotecas municipais da RAM serão desenvolvidas pela recém-criada Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas da DRABM, no âmbito das suas funções de coordenação da RRBPM.