Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental e bibliográfico da Região.
Início 2018-12-06T14:10:19+00:00

Fundo “Foto Figueiras (1930-1988)”

Na sequência da inventariação sistemática dos fundos provenientes do Photographia-Museu Vicentes, o ABM inicia a divulgação do fundo Foto Figueiras, constituído por cerca de 57.000 imagens, captadas a partir dos anos trinta do século XX, e composto por negativos de bilhetes de identidades, de bilhetes postais, de reportagens e de diversas temáticas, tais como paisagens, atividades, ruas, edifícios, profissões, hóteis, transportes, etc.

O dossier de divulgação foi elaborado pela arquivista Manuela Marques e pelo designer Leonardo Vasconcelos, com uma mostra de 150 imagens.
Consulte o dossier de divulgação

Exposição fotográfica e lançamento de catálogo

No dia 1 de novembro, na Sala de Exposições do Edifício dos Paços do Concelho, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira inaugurou a exposição fotográfica “O Porto Santo nas Fotografias do Padre Eduardo C. N. Pereira”, acompanhada do respetivo catálogo.
Este evento integra as comemorações dos 600 anos da Descoberta da Ilha e contou com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A exposição tem por objetivo dar a conhecer fotografias da Ilha, captadas pelo Padre Eduardo C. N. Pereira – autor da clássica obra “Ilhas de Zargo” –, num período anterior à emergência da autonomia política e administrativa e às mudanças estruturais do último quartel do século XX (portanto, desde antes da década de 40 até os anos 70). Os conteúdos da exposição foram selecionados e criados por Nélio Pão e Filipe dos Santos e o grafismo foi da autoria de Leonardo Vasconcelos – técnicos do ABM.
A exposição ficará patente até 3 de janeiro, na ilha do Porto Santo.

ABM apresenta guia de preservação

“As pragas e os meus documentos”

O controlo de pragas é um fator primordial a ter em conta na preservação de coleções. Os problemas provêm dos insetos denominados de bibliófagos e dos roedores, que se alimentam de papel, adesivos e material das encadernações, podendo causar a total destruição dos acervos.
Consulte o guia

Festa de Natal

22 Dezembro@11:00 - 12:00