Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.
Início2020-07-12T10:47:36+00:00

Devolução dos Manuais Escolares: julho, na DRABM

1.º, 2.º e 3.º ciclos – até 15 de julho

Ensino secundário – até 30 de julho

Solicitamos aos nossos leitores que procedam à devolução dos manuais escolares emprestados, no âmbito do Serviço de Empréstimo Escolar, no ano letivo 2019/2020.

Os livros deverão ser entregues no Arquivo e Biblioteca da Madeira, na área de devolução do piso zero, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 16h00.

Caso seja necessário, os leitores poderão fazer a renovação de empréstimo dos manuais para o próximo ano letivo. Os pedidos de renovação devem ser efetuados através do email referencia.biblioteca.srtc@madeira.gov.pt.

Todos os manuais devolvidos irão ficar em quarentena por um período de 9 dias.

É de grande importância o cumprimento das datas de entrega, para a DRABM poder preparar o Empréstimo Escolar 2020/2021.

Leituras de Verão do ABM

Empréstimo domiciliário na sala de leitura geral

Na sala de leitura geral do ABM estará disponível para empréstimo domiciliário uma seleção de livros para ler nos meses de verão. Contempla vários géneros e áreas temáticas desde a literatura à culinária, a psicologia ou a jardinagem. Os leitores poderão requisitar os livros da sua preferência junto dos técnicos da sala, por um período de 30 dias.

Projeto Ler a 2: Sacos de Verão (julho, agosto e setembro)
O ABM disponibiliza nos meses de verão uma nova proposta para a sala infantojuvenil. O projeto Ler a 2: Sacos de Verão consiste na disponibilização de sacos com livros e propostas de atividades, para empréstimo aos leitores mais jovens.
Os sacos serão organizados com livros selecionados de acordo com a temática do verão, férias, praia, entre outros. O objetivo é promover o empréstimo de livros nos períodos de interrupção escolar e facilitar o processo de empréstimo, numa fase em que o acesso às estantes é condicionado. Pretende-se também colmatar as dificuldades no processo de escolha dos livros, por parte dos pais de leitores da SIJ.

Recordamos que as salas de leitura estão abertas de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 16h00.

“Imagens e Memória do Concelho da Calheta”
Exposição Fotográfica na Galeria dos Prazeres
3 de julho a 6 de setembro

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) apresentou no dia 3 de julho a exposição fotográfica “Imagens e Memórias do Concelho da Calheta”, que ficará patente na Galeria dos Prazeres até 6 de setembro. Esta exposição está em itinerância naquela freguesia, após a permanência, em março de 2019, no Mudas – Museu de Arte Contemporânea.
Neste projeto são dados a conhecer aspetos do património edificado neste concelho, dos antigos núcleos urbanos, de igrejas e capelas, bem como de alguns registos de paisagens e do quotidiano rural desta localidade.

A partir do mês de julho estará disponível para venda o livro “Imagens e Memórias do Concelho da Calheta”, que reúne imagens da Coleção Fotográfica da DRABM e os registos de diversos fotógrafos e fundos fotográficos que compõem o acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. A publicação poderá ser adquirida na loja do ABM.

Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental

ABM assinou contrato de cedência à Região do arquivo da Banda Recreio Camponês

O Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) assinalou o 1.º Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental (27 de junho) com a assinatura do contrato de cedência à Região do arquivo da Banda Recreio Camponês. A assinatura teve lugar no dia 26 de junho, às 17h30, no auditório do ABM, com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do Diretor Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, Nuno Mota, e do presidente da direção da Banda Recreio Camponês, Cláudio Vieira. Foi também anunciado pelo ABM uma parceria com a Associação de Bandas Filarmónicas da RAM. Através deste projeto irão ser intervencionados os arquivos das bandas filarmónicas da Região, com o objetivo de proteger, salvaguardar e divulgar este importante património documental. Por fim, a Banda Recreio Camponês ofereceu um breve momento musical a todos os presentes, com a interpretação de algumas composições antigas, que integram o arquivo entregue à Região, entre as quais um Fox-trot de Arnaldo Vasconcellos, datado de 1930. Na ocasião, foi prestada homenagem a um antigo e recentemente falecido maestro da banda, João Figueira Quintal, autor da marcha de 1972, que abriu a seleção musical do grupo.

DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS
9 de junho de 2020

ABM disponibiliza primeiros volumes do Registo Geral do Funchal

O Arquivo e Biblioteca da Madeira assinala o Dia Internacional dos Arquivos (9 de juho de 2020) com a disponibilização das descrições e réplicas digitais dos documentos que integram os primeiros volumes do Registo Geral do Funchal. São 1671 registos e cerca de 3 mil ficheiros, que ficarão disponíveis na plataforma de pesquisa de arquivos.
É assim facultado o acesso a centenas de documentos que remontam ao povoamento, num conjunto documental que se revela de especial importância para o estudo da história da Madeira e até dos primeiros passos da Expansão portuguesa.

Visite a página de destaque.

Novas imagens em destaque

Transportes Aéreos

O ABM disponibiliza, na sua plataforma de pesquisa de arquivos, uma secção de imagens do fundo Photographia Vicente relacionadas com a temática dos transportes aéreos, destacando-se neste conjunto registos do dirigível germânico “Conde Zeppelin” sobrevoando a cidade do Funchal, no dia 12 de outubro de 1928.

“O Graf von Zeppelin, D – L Z127, mais conhecido entre nós por “Conde Zeppelin”, sobrevoou a cidade do Funchal por volta das duas horas da tarde, lançando correspondência postal destinada ao consulado alemão na ilha. A sua passagem pelo Funchal decorreu em marcha relativamente moderada, continuando depois o seu percurso em direção à América. Esta viagem correspondeu ao primeiro voo comercial entre Friedrichshafen, na Alemanha, e Nova Iorque.”