Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental e bibliográfico da Região.
Início 2019-08-16T12:37:58+00:00
Revista AHMRevista AHM

Forais do Funchal

Por ocasião do feriado municipal do Funchal, em que se assinalam os 511 anos sobre a elevação da vila do Funchal a cidade, disponibilizamos as réplicas digitais de dois documentos centrais para a estruturação das relações sociais e económicas do município. Por um lado, um treslado de 1517 do regimento da cidade de Lisboa, datado de 1502, e do seu foral, que o rei D. Manuel I por várias ocasiões expressamente instruiu que se aplicasse na cidade do Funchal. Por outro lado, o foral outorgado em agosto de 1515 pelo mesmo D. Manuel I aos três municípios da capitania do Funchal (Calheta, Ponta do Sol e Funchal), em treslado datado de 1736. Consulte aqui.

ABM em destaque no Minuto 600

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira esteve em destaque no Minuto 600.

Trata-se de uma série produzia pela RTP Madeira, com 600 programas de um minuto, que divulga episódios histórico-culturais, tradições e costumes da Região.

Veja o programa sobre o ABM aqui.

Empréstimo de Manuais Escolares — 2.ª Fase

De 14 a 16 de agosto, entre as 9h30 e as 16h00, na receção do ABM, terá lugar a aceitação das listas para empréstimo de livros escolares de todos os graus de ensino, referentes ao ano letivo de 2019/2020. As referidas listas serão numeradas por ordem de chegada.

Nesta 2.ª fase do projeto de empréstimo escolar, o ABM disponibiliza uma lista atualizada de cerca de 450 manuais disponíveis, decorrente da devolução de manuais emprestados em 2018/2019, e de outros, entretanto recebidos através do Depósito Legal. A lista pode ser consultada aqui.

Cada encarregado de educação (ou o seu representante) deverá trazer o seu cartão de leitor e só terá direito a entregar as listas dos seus educandos.

A data de entrega dos manuais escolares será a partir do dia 30 de agosto. O leitor terá cinco dias úteis para levantar os livros. Caso não o faça, os livros passam para outro leitor.

Este serviço, prestado aos leitores do ABM, tem por objetivo ajudar as famílias a diminuir os custos de aquisição de livros escolares, bem como facilitar o acesso e utilização de recursos documentais atualizados.