Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.
Início2020-09-25T11:43:16+00:00

Serviços do Arquivo disponíveis em linha através de Balcão Eletrónico

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) disponibiliza aos seus utilizadores o acesso aos serviços do Arquivo, através de um Balcão Electrónico, disponível na página institucional.
Esta plataforma é disponibilizada no quadro de uma estratégia da DRABM, que visa tornar os seus serviços acessíveis em contexto virtual. Pretende-se reduzir tempos de espera, melhorar a qualidade do serviço de disponibilização de documentos e otimizar o contacto com os utilizadores. Destina-se aos pedidos individuais, mas também aos institucionais, que nos chegam através dos Cartórios, Conservatórias, escritórios de advogados e outros profissionais.
Após registo no Balcão Eletrónico poderá obter resposta aos seus pedidos de pesquisa, solicitar reproduções, certidões e averbamentos ou a reserva antecipada de documentos para consulta presencial. Poderá igualmente obter informação sobre os seus pedidos e seguir o andamento dos mesmos. Os documentos solicitados podem ser enviados por via eletrónica ou por correio e os pagamentos podem ser efetuados por transferência bancária.
O Balcão Eletrónico é uma nova valência do Archeevo, a plataforma de pesquisa de arquivos implementada pela DRABM desde 2017. Refira-se que o tratamento e comunicação do valioso património documental da DRABM assenta nesta plataforma de gestão integrada de arquivos. É através deste software que a DRABM partilha e coloca em acesso público grande parte dos seus recursos de informação descritiva sobre arquivos, também disponíveis no Portal Português de Arquivos, no Portal Europeu de Arquivos e na Europeana. Até ao momento, estão disponíveis 583.668 registos, que por sua vez se associam a quase 2 milhões de ficheiros de imagens com réplicas de documentos.

Novo programa educativo 2020/2021

O Serviço Educativo da DRABM apresenta o programa educativo para o ano letivo 2020/2021.  As propostas incluem visitas orientadas, atividades pedagógicas, formação, divulgação do livro e da leitura e empréstimo de materiais. Estas atividades são destinadas a grupos escolares, público sénior, parceiros e restante comunidade. Este ano, os grupos nunca devem ser superiores a 10 elementos e será obrigatório o uso de máscara, cumprindo todas as condições de segurança. Além da atividade presencial, o serviço educativo está a preparar novas propostas de conteúdos virtuais e empréstimo de materiais.

Alargamento dos horários de atendimento ao público

Informamos os nossos utilizadores que a os serviços de atendimento ao público terão novo horário a partir de 15 de setembro:

Serviço de Certidões:
Dias úteis, entre as 9h30m e as 17h00m.

Sala de Leitura do Arquivo e Reservados:
Dias úteis, entre as 9h30m e as 19h50m;
Sábados, exceto feriados, entre as 9h30m e as 15h20m.

Sala de Leitura Geral (Biblioteca) e Sala Infantojuvenil:
Segunda, exceto feriados, entre as 14h00m e as 19h50m;
Terça-feira a sexta-feira, exceto feriados, entre as 09h30m e as 19h50m;
Sábados, exceto feriados, entre as 9h30m e as 15h20m.

DRABM reedita obra de João dos Reis Gomes

A DRABM vai reeditar a obra completa de João dos Reis Gomes. A publicação está a ser preparada exclusivamente em suporte eletrónico e surge no quadro de um projeto mais vasto de dinamização de uma biblioteca digital, que funcionará como plataforma de disponibilização de outros conteúdos editoriais e bibliografias e para onde será canalizada toda a produção editorial do ABM, bem como partes do seu catálogo bibliográfico.

Terá um grande ênfase no Fundo Local, ou seja, nas obras de autores madeirenses ou que tenham por objeto, o arquipélago da Madeira. João dos Reis Gomes (1869-1950) foi militar, docente e diretor escolar, jornalista, escritor, filósofo e crítico de arte: um dos mais relevantes e prolíficos intelectuais e eruditos madeirenses de sempre. A ele se deve, em grande parte, o brilho cultural e literário de que se reveste a primeira metade do século XX na Madeira.

DRABM recebe arquivo e biblioteca de Carlos Maria dos Santos e do seu filho Rui Gualtério dos Santos

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira recebeu, por doação, o arquivo e biblioteca de Carlos Maria dos Santos e do seu filho, Rui Gualtério dos Santos.

O acervo de Carlos Maria dos Santos foi doado pelos seus únicos netos vivos: Maria João Santos Afonso Galvão Teles e Duarte Rui Teixeira da Silva Santos. O auto de doação foi assinado no dia 1 de junho de 2020.

O arquivo de Carlos Maria dos Santos, com datas extremas entre 1877 e 2004, é constituído por correspondência, álbuns de postais, extratos manuscritos e datilografados das suas obras, poemas, pinturas e esboços, desenhos de bordados, fotografias (negativos e provas fotográficas) e um grande número de documentos avulsos. Inclui ainda alguns documentos da sua esposa, Maria Antonieta da Silva, e dos seus filhos. A biblioteca, com cerca de 550 espécies bibliográficas, é constituída por monografias nas áreas da literatura, da religião e, de forma significativa, por obras sobre a Ilha da Madeira e obras de autores madeirenses.

O arquivo e biblioteca de Rui Gualtério dos Santos foi doado pelo seu único filho, Duarte Rui Teixeira da Silva Santos. O arquivo é constituído, sobretudo, pelas versões preliminares com anotações e correções das suas crónicas no Jornal da Madeira, pastas de documentação referente à investigação realizada para as suas crónicas e outras obras, documentos relacionados com a Empresa de Eletricidade da Madeira (Rui Santos foi chefe de secretaria até 1974 e, posteriormente, responsável pelo arquivo desta instituição), correspondência, fotografias e um grande número de documentos avulsos.

A biblioteca é constituída, na sua maioria, por monografias sobre a Ilha da Madeira e de autores madeirenses, bem como publicações periódicas portuguesas e estrangeiras.

Após tratamento, esta documentação ficará disponível para consulta nas salas de leitura do ABM.

Atividades de verão no ABM

3, 10, 17 e 31 de agosto de 2020

Convidamos os leitores a usufruir, em segurança, do nosso espaço e das nossas atividades lúdico-pedagógicas. Este ano, devido às restrições impostas pelo COVID-19, as atividades de verão do ABM são limitadas a 8 participantes.
As inscrições estão abertas a partir do dia 27 de julho (leitores com cartão) – telefone: 291 145 310