Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.
Início2020-01-14T15:32:33+00:00

Exposição fotográfica

Imagens e Memória do Concelho de Machico

O ABM inaugura a 18 de janeiro, na sala de exposições do Atlanticulture Center – Fórum Machico, uma exposição fotográfica dedicada a este concelho. Estarão patentes 131 antigas imagens fotográficas alusivas ao concelho de Machico, captadas desde as décadas de 1860-1870 até aos anos 70 do século XX.
São dados a conhecer aspetos do património edificado nas cinco freguesias do concelho, entre os quais igrejas e capelas e alguns dos seus recheios artísticos. Além dos registos panorâmicos de outros tempos, das paisagens rurais, dos núcleos urbanos então existentes, de aspetos arquitetónicos seculares e das fortificações que defendiam a baía de Machico, merecem particular destaque alguns momentos da vida quotidiana do passado.

As imagens que figuram na exposição integram a Coleção Fotográfica do ABM e o acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.
Recorde-se que esta é a quarta mostra do projeto “Imagens e Memória” dos concelhos do Arquipélago, que o ABM tem vindo a desenvolver desde março de 2019, no âmbito das Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Esta exposição fotográfica terá entrada livre e ficará patente até 10 de maio.
Visite a página da exposição.

ABM na Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO

O ABM integra a Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO (CNU). A inclusão neste grupo exclusivo de bibliotecas tem por objetivo encorajar estes espaços a realizar atividades no âmbito das missões da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos, da paz, da diversidade cultural e do diálogo intercultural, a proteção do ambiente e a luta contra o analfabetismo, entre outras.
Com a entrada na referida rede, o ABM pretende continuar a sua ação junto do público, enriquecendo o seu programa educativo. Em 2020 estão previstas algumas atividades e a criação de uma exposição em regime de itinerância e partilha com instituições congéneres do espaço português. O ABM estará também presente no encontro anual desta rede.

ABM recebeu biblioteca de Jorge Sumares

Assinatura de auto de doação a 8 de janeiro

O ABM recebeu a biblioteca do colecionador madeirense Jorge Sumares. A assinatura pública do auto de doação decorreu no dia 8 de janeiro, no auditório do ABM. Este conjunto bibliográfico inclui diversas áreas do conhecimento, como filosofia, psicologia, artes plásticas, etnologia, antropologia, entre outras. A par destas, destaca-se a ficção, presente tanto em autores do século XXI, como nos de séculos e movimentos literários anteriores ao século XX.
O ABM recebeu um total de 92 caixas, com 1293 espécies bibliográficas: 1154 monografias; 7 publicações periódicas.