Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental e bibliográfico da Região.
Início 2019-02-15T10:07:40+00:00

A Biblioteca destaca:

Publicações do Arquivo Nacional do Brasil

A título de cooperação institucional, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) tem recebido interessantes publicações do Arquivo Nacional do Brasil (ANB), que este mês nos apraz realçar. Para além das publicações técnicas dedicadas à teoria e prática arquivísticas e à conservação, o ANB edita a Revista “Acervo”, visando a difusão do seu espólio e o incentivo à produção de conhecimento científico, bem como a revista “Arquivo em cartaz”.

Salientamos ainda as coleções “Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas” e “Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa”. Conheça os títulos disponíveis na nossa biblioteca.

Mostra documental dedicada ao arquivo da

Família Bettencourt Mimoso

A partir de 1 de fevereiro está aberta ao público uma mostra documental dedicada ao arquivo da Família Bettencourt Mimoso.

Este pequeno núcleo documental, com datas compreendidas entre meados do século XVI e 1948, é composto por inventários de bens e cartas de partilhas, escrituras de aforamento e transação de água, mandados de coima em propriedades, foros e água pertencentes aos administradores vinculares, processos de conservação de posse de água, documentos que atestam títulos nobiliárquicos e distinções militares, cartas de mercê e nomeação e documentos relativos à redução de encargos pios e à sucessão de D. Leonor Bettencourt, casada com o general Alexandre César Mimoso, no vínculo anteriormente administrado por seu irmão, João José Bettencourt e Freitas. Este arquivo inclui ainda documentos referentes à administração da água da levada do Caminho do Meio, Bom Sucesso, entre 1647 e 1842.

A mostra documental ficará patente até 30 de abril.

ABM divulga fotografias de Charles Courtenay Shaw

(1878-1971)

Na sequência da inventariação sistemática dos fundos provenientes do Photographia-Museu Vicentes, o ABM divulga o arquivo de Charles Courtenay Shaw, constituído por 357 imagens. O fundo retrata pessoas e situações relacionadas com o âmbito familiar (retratos, residências e férias) e apresenta, também, aspetos do arquipélago da Madeira, do seu quotidiano e das suas paisagens. Consulte o dossier de divulgação.
Veja também o instrumento descritivo.