Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental e bibliográfico da Região.
Início 2019-06-17T08:39:38+00:00
Revista AHMRevista AHM

ABM apresenta nova maleta pedagógica dedicada ao Turismo

No dia 18 de junho decorreu a apresentação da nova Maleta pedagógica, concebida e executada pelo Serviço Educativo do ABM. A apresentação contou com a presença da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Dr.ª Paula Cabaço. Foram convidadas duas turmas do Colégio do Marítimo para conhecer e explorar os novos materiais.

Batizada de “Máquina do tempo”, o referido recurso pedagógico destina-se à divulgação da história do Turismo da Madeira, bem como dos aspetos mais relevantes do nosso património sociocultural. O conteúdo da Maleta inclui um texto dramático intitulado “Os ilustres visitantes”, destinado a revelar algumas figuras históricas que visitaram a Madeira, um jogo que permite explorar as diferentes facetas do nosso Turismo e uma atividade de expressão plástica. Todos estes materiais baseiam-se no Arquivo fotográfico e de postais antigos da Madeira, entre os séculos XIX e XX.

A partir do próximo ano letivo a nova maleta pedagógica poderá ser solicitada pelas escolas de 2.º 3.º ciclo da RAM.

Comemorações do Dia Internacional dos Arquivos

Lançamento da Revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série e abertura de mostra documental

No dia 6 de junho, assinalando o Dia Internacional dos Arquivos, o ABM lançou um novo projeto editorial: a revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série. Criada em 1931, a revista Arquivo Histórico da Madeira é a mais antiga revista histórica e cultural ainda vigente do Arquipélago da Madeira. A revista privilegia, como temáticas globais, a História, a Memória e o Património – material e imaterial – do Arquipélago da Madeira; elege, por conseguinte, as áreas do conhecimento da História, das Ciências Sociais e Humanas e da Arquivística; conta com a colaboração de um Conselho Científico; é publicada em suporte digital; e fica alojada em linha, no sítio institucional do ABM, permitindo o acesso livre e gratuito.

O número inaugural apresenta mais de duas dezenas de contributos (artigos e ensaios) valorosos e presta homenagem ao Dr. João Cabral do Nascimento, primeiro diretor da revista e do Arquivo Distrital do Funchal.
Na mesma ocasião, foi inaugurada uma mostra documental e bibliográfica sobre a revista, em jeito de retrospetiva, que ficará patente ao público, no átrio do ABM, de 6 de junho a 31 de julho.

Exposição fotográfica

“Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos”

O ABM abriu ao público, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, a exposição fotográfica “Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos”.
Além dos elementos mais relevantes do antigo património edificado deste concelho e da paisagem rural e urbana inevitavelmente transformada, são também fornecidos curiosos aspetos do quotidiano de outros tempos, sobretudo da então vila piscatória de Câmara de Lobos e da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos que lhe fica sobranceira.
Integram igualmente a exposição algumas imagens referentes às restantes freguesias do concelho – Jardim da Serra, Quinta Grande e Curral das Freiras –, entre as quais avulta o esmagador panorama do maciço montanhoso que envolve o Curral, outrora visita obrigatória dos inúmeros forasteiros que para ali se deslocavam de rede.
As imagens apresentadas, captadas desde a segunda metade de oitocentos, são provenientes da Coleção Fotográfica do ABM, do acervo do Photographia – Museu “Vicentes” e de coleções particulares. A exposição estará aberta ao público até 31 de julho, prevendo-se a sua itinerância para o Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos. Este projeto do ABM, inserido nas comemorações dos 600 anos do Descobrimento do Arquipélago da Madeira, teve início em março do presente ano com o concelho da Calheta e deverá percorrer todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira.
Visite a página da exposição.