Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental e bibliográfico da Região.
Início 2019-04-23T10:00:45+00:00

Final Regional do Concurso Nacional de Leitura

O ABM recebe no dia 30 de abril, às 14h00, a Final Regional do Concurso Nacional de Leitura. Este evento tem entrada livre. Participam 15 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário. Este concurso inclui uma prova escrita, prova de leitura expressiva dramatizada e prova de argumentação. No final será apurado o vencedor de cada nível de ensino, que representará a Madeira na Final Nacional, a decorrer em 25 de maio, em Braga.

Comemorações do Dia Mundial do Livro

No dia 23 de abril o ABM recebeu o escritor João de Melo, numa sessão destinada assinalar o percurso literário do autor e os 30 anos da obra “Gente Feliz com Lágrimas”.

João de Melo nasceu nos Açores. Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid. Com mais de vinte livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em mais de dez países.

Ao seu romance “Gente Feliz com Lágrimas” foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). O livro foi, ainda, adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando». Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária. Em março deste ano, o Ministério da Cultura atribuíu-lhe a Medalha de Mérito Cultural.

Também integrada nas comemorações do Dia Mundial do Livro abriu ao público, na mesma data, no átrio do ABM, a mostra bibliográfica “Primórdios da Biblioteca Pública e primeiras coleções”.

Explorador de fotografias online

O ABM faculta a partir do mês de abril mais uma ferramenta de pesquisa, especificamente desenhada para efeitos de acesso a documentos iconográficos. Trata-se de um explorador de assuntos, que permite recuperar informação descritiva e réplicas digitais associadas em virtude dos respetivos temas e independentemente dos fundos e das coleções a que os documentos pertençam.

Este explorador de assuntos encontra-se disponível na plataforma de pesquisa de arquivos do ABM e vem complementar o explorador de localidades, já disponível na mesma plataforma.
Consulte o explorador.
Até ao momento foram indexados apenas documentos fotográficos, mas oportunamente será possível aceder a partir desta ferramenta a outros documentos iconográficos, designadamente postais.