Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.
Início2020-02-14T15:22:11+00:00

ABM divulga arquivo fotográfico de Visconde do Vale Paraíso

O ABM disponibiliza ao público o arquivo fotográfico do madeirense João António Bianchi, visconde de Vale Paraíso. Este fundo reúne 175 fotografias, capturadas entre 1886 e 1928. Entre as temáticas disponíveis, salientamos: a debulha; arruamentos; atividades recreativas e desportivas; Caminho de Ferro do Monte; desembarque de pessoas; festividades de carnaval, venda ambulante e paisagens do Funchal e de Santana. Destacam-se ainda os retratos e a temática dos visitantes, nomeadamente fotografias das visitas dos reis de Portugal D. Carlos e D. Amélia de Orleães, de Joseph Chamberlain, de Lord Roberts e do príncipe Alberto Leopoldo da Bélgica.
João António Bianchi nasceu em 1861, no Funchal, e faleceu em 1928, na sua Quinta Vale Paraíso, na freguesia da Camacha. Foi agraciado com o título de visconde por decreto de 13 de abril de 1893. Detentor de grandes posses, dedicou a vida a administrar a sua casa. Era um exímio desportista, particularmente de ténis. Segundo a notícia da sua morte, saída no Diário de Notícias, o visconde de Vale Paraíso era um «verdadeiro homem da sociedade».
Consulte o instrumento descritivo e as réplicas digitais das fotografias. Poderá ainda aceder na página institucional do ABM ao dossiê de divulgação.

Nova Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira

Com a publicação do Decreto Regulamentar Regional n.º 7/2020/M, que aprova a orgânica da Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), foi criada a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Neste enquadramento, e na qualidade de sucessora do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, foram-lhe cometidas atribuições no âmbito dos arquivos e das bibliotecas, da divulgação cultural e da investigação da história insular.
A nova Direção é um serviço executivo da SRTC, que tem por missão salvaguardar e a divulgar o património documental e bibliográfico da Região Autónoma da Madeira, assegurar a memória contínua da sua administração, incentivar a difusão do livro e da leitura e promover o conhecimento e a investigação científica da história da Região Autónoma da Madeira no quadro do espaço atlântico. O Dr. Nuno Mota é o novo diretor regional desta instituição.

Registos descritivos das escrituras do notário privativo da Junta Geral do Distrito do Funchal / Governo Regional

O ABM acaba de disponibilizar registos descritivos respeitantes a duas séries de livros de escrituras do notário privativo da Junta Geral do Distrito do Funchal. Este conjunto documental, que culmina já no âmbito do notário privativo do Governo Regional da Madeira, integra mais de 3800 escrituras, com datas compreendidas entre os anos de 1914 e 1983. É facultada informação até ao nível do documento simples, sendo que a descrição contempla a identificação dos tipos de escrituras, dos outorgantes e dos objetos transacionados. Esta informação está disponível na plataforma web de pesquisa de arquivos do ABM.