Exposição fotográfica

“Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos”

O ABM abriu ao público, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, a exposição fotográfica “Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos”.
Além dos elementos mais relevantes do antigo património edificado deste concelho e da paisagem rural e urbana inevitavelmente transformada, são também fornecidos curiosos aspetos do quotidiano de outros tempos, sobretudo da então vila piscatória de Câmara de Lobos e da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos que lhe fica sobranceira.
Integram igualmente a exposição algumas imagens referentes às restantes freguesias do concelho – Jardim da Serra, Quinta Grande e Curral das Freiras –, entre as quais avulta o esmagador panorama do maciço montanhoso que envolve o Curral, outrora visita obrigatória dos inúmeros forasteiros que para ali se deslocavam de rede.
As imagens apresentadas, captadas desde a segunda metade de oitocentos, são provenientes da Coleção Fotográfica do ABM, do acervo do Photographia – Museu “Vicentes” e de coleções particulares. A exposição estará aberta ao público até 31 de julho, prevendo-se a sua itinerância para o Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos. Este projeto do ABM, inserido nas comemorações dos 600 anos do Descobrimento do Arquipélago da Madeira, teve início em março do presente ano com o concelho da Calheta e deverá percorrer todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira.
Visite a página da exposição.