Trata-se de Centun ac quinquaginta Psalmi Davidici : cum diligentissima etiam titulor expositõe …, da autoria de Jacobus Perez de Valência, Bispo de Cristopolis, e impressa em 1517.

O rosto está  impresso a preto e vermelho, enquadrado por uma moldura ao estilo renascentista.

Possui ainda algumas características do livro manuscrito, como a escrita em duas colunas e o uso da letra gótica.

Saber mais

Parte integrante da obra Breve instrucção militar sobre a infantaria dedicada ao Illustre e Excellent. Senhor D. Luiz da Cunha, Ministro, e Secretario de Estado dos Negocios Estrangeiros, e da Guerra, de Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem, impressa em 1761.

Contém algumas regras para a movimentação dos batalhões, como a apresentada no esquema.

Saber mais

Parte da obra de João António Garrido, Taboada curiosa: novamente reformada, e augmentada com segunda parte, disposta toda em hum breve compendio de aritemtica, em que se trata as regras geraes, e especies de conta, que se ensinão nas boas escolas, e deve saber o bom contador para o trato e comercio deste Reyno de Portugal, e de todo o mundo com mais outras curiosidadesa, e memoraveis noticias fundadas sobre os numeros de contas, impressa em 1737.

Este livro do século XVIII  contém um conjunto de indicações e tabelas com as noções dos números.

Atente-se na tabuada e na correspondência da numeração romana com a numeração árabe.

Saber mais

Polyanthea medicinal noticias galenicas, e chimicas repartidas em tres tratados…

Obra clássica da ciência médica portuguesa, da autoria de João Curvo Semedo, licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e médico da Casa Real.

Selecionamos algumas entradas presentes na letra L, de interessante leitura.

Saber mais

A obra Bernardi Siegfried Albini Tabulae sceleti et musculorum corporis humani, de 1747, é proveniente da Escola Médico-Cirúrgica do Funchal.

Trata-se de um atlas com 68 cm de altura que apresenta um conjunto de ilustrações detalhadas da anatomia humana.

Saber mais

Destacamos um dos Cantos da obra épica Os Lusiadas do grande Luis de Camoens, o Canto V, onde é mencionada a ilha da Madeira.

Saber mais