Trata-se de Centun ac quinquaginta Psalmi Davidici : cum diligentissima etiam titulor expositõe …, da autoria de Jacobus Perez de Valência, Bispo de Cristopolis, e impressa em 1517.
O rosto está impresso a preto e vermelho, enquadrado por uma moldura ao estilo renascentista.
Possui ainda algumas características do livro manuscrito, como a escrita em duas colunas e o uso da letra gótica.
Parte integrante da obra Breve instrucção militar sobre a infantaria dedicada ao Illustre e Excellent. Senhor D. Luiz da Cunha, Ministro, e Secretario de Estado dos Negocios Estrangeiros, e da Guerra, de Francisco de Barros Morais Araújo Teixeira Homem, impressa em 1761.
Contém algumas regras para a movimentação dos batalhões, como a apresentada no esquema.
Parte da obra de João António Garrido, Taboada curiosa: novamente reformada, e augmentada com segunda parte, disposta toda em hum breve compendio de aritemtica, em que se trata as regras geraes, e especies de conta, que se ensinão nas boas escolas, e deve saber o bom contador para o trato e comercio deste Reyno de Portugal, e de todo o mundo com mais outras curiosidadesa, e memoraveis noticias fundadas sobre os numeros de contas, impressa em 1737.
Este livro do século XVIII contém um conjunto de indicações e tabelas com as noções dos números.
Atente-se na tabuada e na correspondência da numeração romana com a numeração árabe.
Polyanthea medicinal noticias galenicas, e chimicas repartidas em tres tratados…
Obra clássica da ciência médica portuguesa, da autoria de João Curvo Semedo, licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e médico da Casa Real.
Selecionamos algumas entradas presentes na letra L, de interessante leitura.
A obra Bernardi Siegfried Albini Tabulae sceleti et musculorum corporis humani, de 1747, é proveniente da Escola Médico-Cirúrgica do Funchal.
Trata-se de um atlas com 68 cm de altura que apresenta um conjunto de ilustrações detalhadas da anatomia humana.
Destacamos um dos Cantos da obra épica Os Lusiadas do grande Luis de Camoens, o Canto V, onde é mencionada a ilha da Madeira.