Comemorações do Dia Internacional dos Arquivos

Lançamento da Revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série e abertura de mostra documental

No dia 6 de junho, assinalando o Dia Internacional dos Arquivos, o ABM lançou um novo projeto editorial: a revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série. Criada em 1931, a revista Arquivo Histórico da Madeira é a mais antiga revista histórica e cultural ainda vigente do Arquipélago da Madeira. A revista privilegia, como temáticas globais, a História, a Memória e o Património – material e imaterial – do Arquipélago da Madeira; elege, por conseguinte, as áreas do conhecimento da História, das Ciências Sociais e Humanas e da Arquivística; conta com a colaboração de um Conselho Científico; é publicada em suporte digital; e fica alojada em linha, no sítio institucional do ABM, permitindo o acesso livre e gratuito.

O número inaugural apresenta mais de duas dezenas de contributos (artigos e ensaios) valorosos e presta homenagem ao Dr. João Cabral do Nascimento, primeiro diretor da revista e do Arquivo Distrital do Funchal.
Na mesma ocasião, foi inaugurada uma mostra documental e bibliográfica sobre a revista, em jeito de retrospetiva, que ficará patente ao público, no átrio do ABM, de 6 de junho a 31 de julho.