Conservação e Restauro da Coleção do Livro Antigo do ABM: Algumas Notas

A preparação de uma exposição requer sempre a intervenção da equipa de conservação e restauro, quer na averiguação do estado de conservação (que levará a tratamentos pontuais para permitir a exposição de originais ou sua digitalização), quer no controlo das condições ambientais do local expositivo.

Neste caso, tratando-se de uma exposição de obras da Coleção do Livro Antigo do ABM, realizou-se uma análise cuidada dos pontos de vista histórico, científico e da conservação e tomaram-se as decisões abaixo descritas.

 Estado de Conservação

A análise deste conjunto documental levou à identificação de várias patologias, de certa forma transversais à totalidade do acervo: fragilidade a nível da estrutura (costura e encadernação); perfurações de insetos; acidez do suporte e alteração da cor.

  1. Fragilidade do suporte (costura e encadernação)

2. Perfurações de insetos

3. Acidez do suporte e alteração da cor

Conservação e Restauro

Uma vez que o nosso foco está na preservação do espólio documental, apenas alguns documentos da referida coleção foram alvo de tratamentos de conservação e restauro.

Ações de Preservação

Sendo primordial a salvaguarda dos documentos, desenvolvemos um conjunto de ações para minimizar a sua degradação. Essas ações de preservação são: acondicionamento; controlo das condições ambientais; e controlo de pragas.

  1. Acondicionamento: identificaram-se os livros mais fragilizados e confecionaram-se caixas acid-free à medida, protegendo aqueles de agressões externas (luz, humidade e manuseamento).

2. Controlo das condições ambientais: garantiram-se os níveis corretos de temperatura e humidade relativa nas áreas de armazenamento. Parâmetros: Temperatura – 18ºC (+/– 1ºC); Humidade relativa – 50% (+/– 5%).

3. Controlo de pragas: desenvolveram-se atividades de monitorização de pragas nas zonas de armazenamento dos documentos e restante edifício. Além da equipa interna, a quem foi atribuída a função de garantir a vigilância permanente das coleções, contratou-se uma empresa externa, que procedeu à aplicação e supervisão de aparelhos de monitorização e reporte das ocorrências.

Dina Noite e Fátima Estevinho

Conservadoras-Restauradoras do ABM

Nota: Para mais informações acerca do Serviço de Preservação, Conservação e Restauro no site do ABM (projetos e atividades de preservação, conservação e restauro): https://abm.madeira.gov.pt/pt/projetos-e-atividades/preservacao-conservacao-e-restauro/