Comemorações Dia Mundial do Livro 2021

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) preparou um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial do Livro.
No dia 23 de abril, no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) foi inaugurada uma exposição bibliográfica a propósito dos 400 anos do nascimento de Jean de La Fontaine: La Fontaine e a Fábula no Arquivo e Biblioteca da Madeira . Esta mostra está centrada na produção literária do autor e inclui dois núcleos. O primeiro, incide no percurso biográfico de La Fontaine e nas obras presentes no catálogo bibliográfico do ABM, maioritariamente antologias de fábulas. O segundo núcleo foca-se na fábula enquanto género literário de eleição de La Fontaine e pelo qual se notabilizou. Faremos um percurso histórico pela evolução da fábula, apresentando exemplos do nosso acervo. A mostra ficará patente no átrio do ABM e tem uma versão online na página institucional.

Na mesma data foi apresentado publicamente o primeiro episódio do projeto virtual “Conversas com Livros”, uma nova iniciativa de divulgação do ABM que junta um convidado, uma obra e um autor preferido. Para o primeiro episódio, o ABM convidou a autora madeirense Irene Lucília, que, a propósito de La Fontaine, fará uma reflexão sobre o escritor e a sua obra. O vídeo está disponível no canal YouTube do ABM.
Ainda no mês de abril, no âmbito do nosso projeto de apoio à Rede Regional de Bibliotecas Públicas foi disponibilizado um kit de livros de literatura às instituições aderentes, para empréstimo domiciliário aos seus leitores. A cedência destes títulos às bibliotecas municipais da Rede, no âmbito do serviço de empréstimo institucional da DRABM, tem a duração de um ano, podendo ser renovado por igual período.