DRABM disponibiliza obras em domínio público

A DRABM tem vindo a fazer do domínio público uma das suas apostas, digitalizando e colocando em linha muitas obras. Esta estratégia permite-nos facilitar e diversificar o acesso às coleções e promover o património documental e bibliográfico. As monografias disponibilizadas em linha podem ser livremente utilizadas, servem uma comunidade mais vasta de utilizadores e possibilitam a preservação e conservação dos originais, sobretudo os mais antigos, raros ou frágeis.
Os livros estão acessíveis através do catálogo bibliográfico da DRABM ou da RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais).
Como parceira da RNOD desde julho de 2019, a DRABM já direcionou para esta plataforma um grande número de registos bibliográficos. Atualmente, estão disponíveis 164 títulos e respetivos objetos digitais. Destaque-se, neste conjunto, os vários títulos de periódicos disponíveis, entre os quais o Diário de Notícias da Madeira, com muitos milhares de imagens associadas.

Manuel Ribeiro

Manuel Ribeiro nasceu em Lisboa a 31 de agosto de 1861, mas residiu no Funchal desde criança. Colaborou em diferentes jornais e é poeta de merecimento, sendo autor dos seguintes opúsculos: “Flores Agrestes”, Funchal, 1903; “Pyrilampos”, Funchal, 1905; “Outomnaes”, Funchal, 1910, e “Poentes”, Funchal, 1913.
O verdadeiro nome deste poeta é Mardónio da Câmara; Manuel Ribeiro é o pseudónimo, adotado em todas as suas produções literárias.
Por ocasião de motins populares no Funchal, Manuel Ribeiro publicou vários folhetos descrevendo, em verso livre, os acontecimentos e os motivos que os originaram. Faleceu no Funchal em idade muito avançada.
Para mais informações sobre Manuel Ribeiro, ver:
SILVA, Fernando Augusto da, e MENESES, Carlos Azevedo de, 1988, Elucidário Madeirense, Fac-símile da edição de 1940-1946, Funchal, Direção Regional dos Assuntos Culturais.
PORTO DA CRUZ, Visconde do, Notas & comentários para a história literária da Madeira, Funchal, Câmara Municipal do Funchal.