DRABM disponibiliza arquivo fotográfico de Russell Manners Gordon, fotógrafo amador e 1. º Conde de Torre Bela (1829-1906)

A DRABM disponibiliza ao público o arquivo fotográfico de Russell Manners Gordon, fotógrafo amador, 3.º visconde e 1.º conde de Torre Bela (1829-1906). O fundo é constituído por 601 imagens, entre negativos simples, negativos estereoscópicos, diapositivos simples, diapositivos estereoscópicos, positivos em vidro despolido e fotografias. Reúne fotografias da autoria de Russell Gordon ou acumuladas, por este e seus descendentes, entre 1865 e finais da década de 1940.

Entre as temáticas disponíveis destacamos: arquitetura civil, com imagens do castelo de Almourol, do palácio Nacional de Mafra e do palácio de Fontainebleau, em França; arquitetura religiosa (nesta secção a grande maioria das imagens foi obtida a partir da varanda do palácio do Colégio, residência do conde de Torre Bela, para o adro da igreja de São João Evangelista); procissões e socializações em adros de igrejas; desporto, representado por uma prova de atletismo e por um jogo de futebol; infraestruturas, com imagens do molhe da Pontinha e a ponte do Bom Jesus; paisagens da Ilha da Madeira, da Europa e de locais não identificados; reproduções de gravuras e pinturas; retratos; ruas e largos do Funchal.
Por Decreto de 6 de setembro de 1894, Russell Manners Gordon foi agraciado com o título de 1.º conde de Torre Bela, sendo 3.º visconde de Torre Bela pelo casamento.
Russell Gordon participou em diversas exposições internacionais: apresentou uma coleção de 21 vistas da Madeira, na exposição da “Sociéte Francaise de Photographie”, realizada em Paris, entre maio e agosto de 1861; e na “International Exhibition of London”, em 1862. Foi membro da Royal Photograpic Society.
O conde de Torre Bela realizou um número substancial de ensaios fotográficos, deixando em muitos negativos diversas inscrições com anotações técnicas, que referem tempos de exposição, lente utilizada, tipo de luz e, ocasionalmente, a data.
Russell Manners Gordon foi um estudioso da fotografia, considerado um artista e um fotógrafo amador dos mais distintos da sua época. O seu nome figura em periódicos fotográficos internacionais, em particular pelo seu contributo na descoberta das chapas de colódio seco, que deu origem ao processo de gelatino-brometo.

Consulte o fundo documental na plataforma de pesquisa de arquivos, o dossiê de divulgação e uma seleção de imagens.