“Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz”
Exposição fotográfica na Casa da Cultura de Santa Cruz

Vista panorâmica da vila de Santa Cruz obtida de poente. Foto Vicentes, fins do séc. XIX, negativo de vidro, MFM-AV, em depósito no ABM, VIC/458.

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) abriu ao público a 21 de novembro,  na Casa da Cultura de Santa Cruz – Quinta do Revoredo, a exposição fotográfica “Imagens e Memória do Concelho de Santa Cruz”. A inauguração contou com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Dr. Eduardo Jesus.
Trata-se de um projeto em parceria com o município de Santa Cruz, integrado no programa de comemorações dos 600 anos do descobrimento do arquipélago da Madeira.
Nesta mostra são apresentadas 173 fotografias e gravuras das cinco freguesias do concelho, com datas que vão de inícios do século XIX (gravuras) até 1987. Predominam as panorâmicas dos antigos núcleos urbanos e da paisagem rural, bem como apontamentos arquitetónicos, das igrejas, capelas e dos seus recheios. Destacam-se nesta seleção as escavações arqueológicas efetuadas por António Aragão em 1961 – as primeiras realizadas na Madeira –, que puseram a descoberto os restos soterrados do convento de Nossa Senhora da Piedade, erguido no local onde, no mesmo ano, foram iniciadas as obras de construção do aeroporto de Santa Catarina.
As imagens exibidas integram a coleção fotográfica do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) e o acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito no ABM. Os conteúdos da exposição são da autoria de Jorge Valdemar Guerra, o grafismo de Leonardo Vasconcelos e as traduções de textos da responsabilidade de Liliana Pestana e Cefyn Embling-Evans.
O projeto “Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira” teve início em março de 2019 e contou já com quatro exposições, alusivas aos concelhos da Calheta, de Câmara de Lobos, de São Vicente e de Machico.