ABM divulga arquivo fotográfico de Visconde do Vale Paraíso

O ABM disponibiliza ao público o arquivo fotográfico do madeirense João António Bianchi, visconde de Vale Paraíso. Este fundo reúne 175 fotografias, capturadas entre 1886 e 1928. Entre as temáticas disponíveis, salientamos: a debulha; arruamentos; atividades recreativas e desportivas; Caminho de Ferro do Monte; desembarque de pessoas; festividades de carnaval, venda ambulante e paisagens do Funchal e de Santana. Destacam-se ainda os retratos e a temática dos visitantes, nomeadamente fotografias das visitas dos reis de Portugal D. Carlos e D. Amélia de Orleães, de Joseph Chamberlain, de Lord Roberts e do príncipe Alberto Leopoldo da Bélgica.
João António Bianchi nasceu em 1861, no Funchal, e faleceu em 1928, na sua Quinta Vale Paraíso, na freguesia da Camacha. Foi agraciado com o título de visconde por decreto de 13 de abril de 1893. Detentor de grandes posses, dedicou a vida a administrar a sua casa. Era um exímio desportista, particularmente de ténis. Segundo a notícia da sua morte, saída no Diário de Notícias, o visconde de Vale Paraíso era um «verdadeiro homem da sociedade».
Consulte o instrumento descritivo e as réplicas digitais das fotografias. Poderá ainda aceder na página institucional do ABM ao dossiê de divulgação.