Exposições disponíveis para itinerância
Acontecimentos

O centenário da República Portuguesa, celebrado em 2010, motivou a criação desta exposição. Trata-se de um percurso cronológico dos acontecimentos, começando pelos antecedentes e ideais republicanos, seguidos pelo regicídio e a proclamação.
É dado destaque aos símbolos e personalidades relevantes e também é feita uma referência à proclamação da República na Madeira.
Contém: 9 painéis em papel
Dimensões: 50x120cm
Disponibilizamos uma seleção de documentos que assinala o centenário deste conflito.
Contém: 6 painéis em papel
Dimensões: 90×160
Exposição fotográfica que assinala os 100 anos da última visita de Nossa Senhora de Fátima à Madeira, em 1948. A seleção fotográfica da coleção “Perestrellos Photographos” ilustra os mais importantes momentos da visita, que passou pelos vários municípios da ilha.
Painéis plastificados

Festividades
Exposição que apresenta os diversos momentos do Natal madeirense, desde os preparativos (antes da primeira missa do parto) até Santo Amaro, a 15 de janeiro.
Contém: 12 painéis em papel
Dimensões: 90x140cm
Tendo em conta a vastidão de opções relativamente a esta temática, apresenta-se uma escolha de alguns excertos de prosa e também poesia alusivos ao Natal, incluindo (como não podia deixar de ser) autores madeirenses.
Contém: 9 painéis em papel
Dimensões: 57x180cm
O Natal é uma celebração universal que reflete a cultura de um país. Ao percorrermos as tradições natalícias, encontramos alguns hábitos muito diferentes dos nossos, e outros curiosamente semelhantes.
Apresenta-se uma visão sucinta das tradições de Natal no mundo.
Contém: 8 painéis em papel
Dimensões: 50x120cm
O Natal na Madeira é comummente designado como a Festa. Apresentam-se algumas das receitas que nos trazem os Sabores do Natal Madeirense.
Contém: 8 painéis em papel
Dimensões: 50x120cm
Exposição que divulga alguns aspetos do Natal – ou da “Festa” – na Madeira, tais quais são descritos pelo escritor madeirense Horácio Bento de Gouveia (1901-1983), em crónicas de imprensa periódica.

Literatura
Exposição que percorre a vida e obra da escritora Maria do Carmo Rodrigues, com referências aos livros que publicou e aos projetos mais importantes da sua carreira.
Exposição que assinala o bicentenário do nascimento de Emily Brontë, escritora inglesa do século XIX, considerada por muitos especialistas umas das mais brilhantes do período vitoriano, apesar de apenas ter publicado um único romance, O Monte dos Vendavais (1847).
Contém: 8 painéis
54cm x 180 cm
Apresentam-se alguns painéis informativos sobre o percurso biográfico de Miguel de Cervantes Saavedra, assim como sobre a sua obra maior, Dom Quixote, considerada o primeiro romance ocidental moderno.
Contém: 6 painéis em papel
Dimensões: 57cmx180cm
Muitos dos meninos sedentos de histórias, no passado, são hoje nomes de referência da nossa literatura. A sua infância, repleta da magia das palavras contadas, foi determinante para se tornarem grandes escritores.
Esta exposição apresenta algumas das memórias de infância de um conjunto de figuras de referência da literatura portuguesa.
Contém: 9 painéis em papel
Dimensões: 90x140cm
Painéis com uma breve biografia de Jane Austen, assim como um destaque para a importância da leitura na vida e obra da prestigiada escritora.
Contém: 7 Painéis em papel
Dimensões 57cm x 180cm
Painéis com informação sobre a vida e a obra de Raul Brandão, assim como um destaque a propósito de As Ilhas Desconhecidas, considerado um dos mais importantes e belos livros de viagem da literatura portuguesa.
Contém: 8 Painéis em papel
Dimensões 57cm x 180cm
Exposição com uma breve biografia de Shakespeare e um destaque ao contributo profundo que o dramaturgo deu à sua língua através da criação de inúmeras palavras e expressões que ainda hoje usamos.
Contém: 8 painéis em papel e inclui uma miniatura do teatro The Globe.
Dimensões: 57cmx180cm
Dimensões: 57cmx180cm
5 painéis ( 4 sobre a obra + 1 com biografia da autora)
3 painéis ( 3 sobre a obra + 1 com biografia da autora)
Exposição que assinala o centenário do nascimento de Odette de Saint-Maurice.
Odette de Saint-Maurice era, em 1973, a escritora mais lida entre os autores portugueses vivos. Notabilizou-se sobretudo na literatura infantojuvenil e os seus livros para jovens foram muito lidos nas décadas de 50, 60 e 70 do século XX. Foi considerada a Condessa de Ségur portuguesa.
8 painéis
57 cm x 180 cm
Exposição que assinala o bicentenário do nascimento de Herman Melville, escritor que se notabilizou pela obra Moby Dick.
8 painéis
57 cm x 180 cm
Exposição que assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.
8 painéis (57 x 180 cm) com biografia da escritora

Arquivo e Biblioteca

Os livros são a memória do mundo. Neles é registado o pensamento humano, a ação, a experiência. A nossa herança baseia-se neles e o progresso é mantido com a sua ajuda.
Esta exposição pretende ser uma breve descrição da história do livro impresso no Ocidente, até ao surgimento de novos suportes de leitura, como os e-books.
Contém: 6 painéis em papel
Dimensões: 50x120cm

Personalidades
Uma apresentação da vida e obra do historiador madeirense.
Contém: 5 painéis em papel
Dimensões: 57 cm x 180 cm

Generalidades
Apresenta alguns dos objetos considerados clássicos do design, presentes na coleção Design: 1000 objectos de culto, da editora Phaidon (disponível no nosso catálogo).
Trata-se de um percurso pelo passado – desde a Revolução Industrial – à descoberta da origem de objetos como a caixa de ovos, a Vespa®, o Tupperware® ou o Walkman®. A viagem termina no século XXI, com a criação do iPhone.
Contém: 12 painéis em papel
Dimensões: 90x140cm
Se pararmos para pensar no nosso quotidiano, percebemos que estamos rodeados de tecnologia.
Esta exposição apresenta uma seleção de inovações tecnológicas em várias áreas, desde a saúde às relações pessoais, passando pelo comércio ou a energia.
Contém: 8 painéis em papel
Dimensões: 50x120cm
Esta exposição apresenta, de forma sucinta, uma história do Vinho Madeira, um produto importante na atividade agrícola dos madeirenses e considerado nos séculos XVIII e XIX a principal riqueza da Ilha.
Contém: 8 painéis em papel
Dimensões: 50x120cm
Poupar soa a sacrifício, a algo aborrecido, a um objetivo inalcançável, mas não tem de ser assim. Há muitas maneiras de poupar que não exigem demasiado esforço e podem até estimular um estilo de vida mais saudável e ecológico.
As ideias que se seguem estão divididas em várias categorias, desde a energia até ao vestuário, passando pelo supermercado e as férias. Com certeza irá encontrar algum conselho que possa aplicar.
Contém: 8 painéis em papel
Dimensões: 50x120cm

Para mais informações e empréstimo de materiais contacte o Serviço Educativo através de:
Email: seec.abm.srtc@madeira.gov.pt
Telefone: 291 145 310