Exposições disponíveis para itinerância

Acontecimentos

republica

O centenário da República Portuguesa, celebrado em 2010, motivou a criação desta exposição. Trata-se de um percurso cronológico dos acontecimentos, começando pelos antecedentes e ideais republicanos, seguidos pelo regicídio e a proclamação.

É dado destaque aos símbolos e personalidades relevantes e também é feita uma referência à proclamação da República na Madeira.

Contém: 9 painéis em papel

Dimensões: 50x120cm

Disponibilizamos uma seleção de documentos que assinala o centenário deste conflito.
Contém: 6 painéis em papel
Dimensões: 90×160

Exposição fotográfica que assinala os 100 anos da última visita de Nossa Senhora de Fátima à Madeira, em 1948. A seleção fotográfica da coleção “Perestrellos Photographos” ilustra os mais importantes momentos da visita, que passou pelos vários municípios da ilha.

Painéis plastificados

Festividades

sabores_natal

O Natal na Madeira é comummente designado como a Festa. Apresentam-se algumas das receitas que nos trazem os Sabores do Natal Madeirense.

Contém: 8 painéis em papel

Dimensões: 50x120cm

Contém: 8 painéis em papel

Dimensões: 50x120cm

Literatura

Exposição que percorre a vida e obra da escritora Maria do Carmo Rodrigues, com referências aos livros que publicou e aos projetos mais importantes da sua carreira.

Exposição que assinala o bicentenário do nascimento de Emily Brontë, escritora inglesa do século XIX, considerada por muitos especialistas umas das mais brilhantes do período vitoriano, apesar de apenas ter publicado um único romance, O Monte dos Vendavais (1847).

Contém: 8 painéis

54cm x 180 cm

Painéis com uma breve biografia de Jane Austen, assim como um destaque para a importância da leitura na vida e obra da prestigiada escritora.

Contém: 7 Painéis em papel

Dimensões 57cm x 180cm

brand

Painéis com informação sobre a vida e a obra de Raul Brandão, assim como um destaque a propósito de As Ilhas Desconhecidas, considerado um dos mais importantes e belos livros de viagem da literatura portuguesa.

Contém: 8 Painéis em papel

Dimensões 57cm x 180cm

shake

Exposição com uma breve biografia de Shakespeare e um destaque ao contributo profundo que o dramaturgo deu à sua língua através da criação de inúmeras palavras e expressões que ainda hoje usamos.

Contém: 8 painéis em papel e inclui uma miniatura do teatro The Globe.

Dimensões: 57cmx180cm

Dimensões: 57cmx180cm

5 painéis ( 4 sobre a obra + 1 com biografia da autora)

3 painéis ( 3 sobre a obra + 1 com biografia da autora)

Exposição que assinala o centenário do nascimento de Odette de Saint-Maurice.
Odette de Saint-Maurice era, em 1973, a escritora mais lida entre os autores portugueses vivos. Notabilizou-se sobretudo na literatura infantojuvenil e os seus livros para jovens foram muito lidos nas décadas de 50, 60 e 70 do século XX. Foi considerada a Condessa de Ségur portuguesa.

8 painéis

57 cm x 180 cm

Exposição que assinala o bicentenário do nascimento de Herman Melville, escritor que se notabilizou pela obra Moby Dick.

8 painéis

57 cm x 180 cm

Exposição que assinala o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen.

8 painéis (57 x 180 cm) com biografia da escritora

Arquivo e Biblioteca

livro_ebook

Os livros são a memória do mundo. Neles é registado o pensamento humano, a ação, a experiência. A nossa herança baseia-se neles e o progresso é mantido com a sua ajuda.

Esta exposição pretende ser uma breve descrição da história do livro impresso no Ocidente, até ao surgimento de novos suportes de leitura, como os e-books.

Contém: 6 painéis em papel

Dimensões: 50x120cm

Personalidades

Uma apresentação da vida e obra do historiador madeirense.
Contém: 5 painéis em papel
Dimensões: 57 cm x 180 cm

Generalidades

Esta exposição apresenta, de forma sucinta, uma história do Vinho Madeira, um produto importante na atividade agrícola dos madeirenses e considerado nos séculos XVIII e XIX  a principal riqueza da Ilha.

Contém: 8 painéis em papel

Dimensões: 50x120cm

As Epidemias na Madeira (1521-1911)

Contém: 8 painéis em papel

Dimensões: 50x120cm

Para mais informações e empréstimo de materiais contacte o Serviço Educativo através de:

Email: seec.abm.srtc@madeira.gov.pt

Telefone: 291 145 310