Os utilizadores do Arquivo e Biblioteca da Madeira têm agora acesso gratuito à plataforma PressReader, uma solução digital que disponibiliza o acesso direto e integral a publicações de mais de 150 países, em mais de 60 línguas. Permite uma experiência de leitura envolvente, através de um interface com diversas funcionalidades, adaptável a vários dispositivos e que dispensa qualquer tipo de instalação.
O PressReader foi construído para uma experiência de leitura envolvente, com funcionalidades de pesquisa, alerta de tópicos e tradução instantânea em até 18 idiomas.
São mais de 7 mil publicações, nacionais e internacionais, a que os utilizadores do Arquivo e Biblioteca da Madeira poderão aceder gratuitamente, assim como fazer o respetivo download.
À distância de um clique, uma leitura sustentável, global, fácil e acessível.
ACESSO
1. Através da rede WiFi da DRABM
Basta ligar-se à rede designada ABM e aceder a pressreader.com.
ou
2. Através do site da DRABM, na hiperligação https://biblioteca-abm.madeira.gov.pt/
Já está registado como leitor?
Entre na sua área com o número e respetiva senha de acesso.
Se não se recorda da senha de acesso ou nunca acedeu a esta área, selecione a opção Esqueceu-se da sua senha? Recuperar.
Após efetuar o login entre no espaço designado Área do Leitor.
Nessa área terá a opção Acesso ao PressReader, que fará a ligação direta à plataforma.
Ainda não possui número de leitor?
- Dirija-se ao Arquivo e Biblioteca da Madeira.
- Solicite o formulário de inscrição na receção do edifício.
- Preencha o formulário e apresente o seu cartão de identificação.
- Ser-lhe-á atribuído um número de leitor que permitirá o acesso a diversos espaços e serviços, incluindo o PressReader.
PERGUNTAS FREQUENTES
Em todo o tipo de dispositivos.
A aplicação PressReader pode ser usada em qualquer dispositivo móvel através dos principais sistemas operativos, incluindo iOS, Android, Windows, Amazon, Blackberry e Mac. A plataforma web PressReader está também acessível através de qualquer tipo de computador.
Sim. É possível aceder a conteúdos offline, mas apenas aos que foram gravados previamente.
Não. O acesso pode ser efetuado tanto no ABM como remotamente, em qualquer lugar.
A condição necessária é ter número de leitor do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Oportunamente, o acesso será também facultado aos utilizadores das bibliotecas aderentes ao catálogo coletivo de bibliotecas da Madeira.
Para mais informações, leia o tópico ACESSO, acima.
Assim que esteja configurado o seu acesso gratuito, irá ver uma mensagem de boas-vindas do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Nesse momento poderá fazer o download de conteúdos.
Feche o ecrã de boas-vindas e clique na opção Selecionar Título para visualizar o catálogo PressReader. Aqui poderá pesquisar os títulos que pretende, utilizando um filtro por categoria ou língua. Clique no símbolo de download para gravar a publicação.
Ao abrir a aplicação PressReader deverá ver uma mensagem de boas-vindas do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Caso contrário, não está ligado corretamente.
- Se está a tentar aceder através da rede WiFi e vê um ícone de cadeado numa publicação, verifique se surge um ícone de chávena de café no canto inferior direito do seu ecrã. Deve estar verde. Caso contrário terá que tentar ligar-se novamente à rede WiFi.
- Se está a tentar aceder através da página do ABM e vê um cadeado associado às publicações, tente limpar o histórico do seu browser e aceda novamente à página. Se ainda assim não conseguir, contacte os serviços do ABM. Poderá haver falha na hiperligação.
Poderá gravar um número ilimitado de títulos que permanecerão disponíveis sem limite de tempo.
As publicações estão disponíveis na íntegra e a respetiva versão gravada também.
Poderá lê-las na sua versão com layout original ou no modo texto, que facilita a leitura através dos dispositivos móveis.
Sim. Se houver uma publicação que gostava de ver no PressReader, envie um email à equipa de suporte care@pressreader.com.
Adicionamos novos títulos diariamente.
Também poderá contactar a sua publicação favorita e informar que gostava de vê -la integrada no catálogo PressReader.