Exposição fotográfica “Imagens e Memória do Concelho da Ponta do Sol”,
no Centro Cultural John Dos Passos

A DRABM abriu ao público, a 17 de dezembro, no Centro Cultural John Dos Passos, a exposição fotográfica “Imagens e Memória do Concelho da Ponta do Sol”. A inauguração contou com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Dr. Eduardo Jesus.
Esta exposição, a sexta organizada no âmbito do projeto Imagens e Memória dos concelhos da Madeira, pretende dar a conhecer vários aspetos desta localidade. As imagens divulgadas – fotografias e dois bilhetes-postais – pertencem à Coleção Fotográfica e à Coleção do Bilhete-Postal Ilustrado do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, depositado na mesma instituição.

Datam de um período de cerca de um século – da segunda metade de Oitocentos até o ano de 1975. Freguesia a freguesia, mostram: panorâmicas; paisagens costeiras e rurais, vistas de núcleos urbanos; igrejas e capelas; o cais da Ponta do Sol (obra emblemática, de meados do século XIX); praias e embarcações; túneis, estradas, arruamentos, automóveis, carros de bois; solares, casas de colmo, palheiros, moinhos e outros edifícios; ruínas; chaminés e sineiras; manifestações de cultura popular – arraiais, tosquias. No final, temos registos visuais da visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima em 1948, acontecimento relevante no plano religioso e social.
O projeto “Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira” teve início em março de 2019, no âmbito das celebrações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo, e contou já com cinco  exposições, alusivas aos concelhos da Calheta, de Câmara de Lobos, de São Vicente, de Machico e de Santa Cruz.
Acesso ao desdobrável.