Exposição fotográfica e documental

“Imagens e Memória do Concelho da Calheta”

O ABM abriu ao público, no dia 9 de março, a exposição fotográfica e documental “Imagens e Memória do Concelho da Calheta”, numa parceria com o Mudas.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
Nesta exposição são apresentadas memórias antigas do concelho, através de uma seleção de imagens de todas as freguesias e de um conjunto de documentos de tipologia diversa. Destacam-se fotografias de alguns aspetos do património edificado e da arquitetura, já desaparecidos e também de pormenores de igrejas e capelas, cenas do quotidiano rural e paisagens.  Da documentação exposta destacamos o treslado da carta de D. Manuel I que torna vila o lugar da Calheta – uma reprodução cedida ao ABM pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
As imagens apresentadas são provenientes da Coleção Fotográfica do ABM e do acervo do Photographia – Museu “Vicentes”. A exposição estará aberta ao público, no Museu de Arte Contemporânea, até 14 de abril. Este projeto do ABM, que se enquadra no conjunto das comemorações dos 600 anos da descoberta do arquipélago da Madeira, deverá percorrer todos os concelhos da Região. No presente ano de 2019 serão inauguradas exposições similares nos concelhos de Câmara de Lobos, São Vicente e Machico.