DIREÇÃO REGIONAL DO ARQUIVO E BIBLIOTECA DA MADEIRA

ANO LETIVO 2023/2024

DEVOLUÇÃO E EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES A DECORRER

Através do serviço de empréstimo escolar, os alunos com cartão de leitor do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) podem dirigir-se à Sala de Leitura Geral para requisitar manuais escolares para o próximo ano letivo. O serviço está disponível todo o ano, mediante disponibilidade dos livros.

Antes de se deslocar ao edifício do Arquivo e Biblioteca, sugerimos que faça a pesquisa prévia, para confirmar se os manuais que pretende estão no nosso catálogo. Existem cerca de 2100 manuais disponíveis desde o 1.º ciclo ao ensino secundário.

Acesso através do nosso catálogo

O empréstimo de manuais escolares é feito presencialmente, por ordem de chegada, mediante disponibilidade.

Recordamos que:
São emprestados, por aluno, os manuais de 3 disciplinas, no máximo.
O aluno beneficiário tem de ter cartão de leitor, que é feito na receção do edifício, com o cartão de cidadão.
Se não for o próprio aluno a vir requisitar, o representante deverá ter o cartão de identificação do beneficiário.
Não são permitidas reservas.

Os manuais escolares são provenientes de Depósito Legal, pelo que o número total de livros disponíveis é limitado aos exemplares recebidos por esta via.

As informações acima não dispensam a leitura do Regulamento.

O empréstimo domiciliário de livros escolares aos alunos, durante o ano letivo, tem como principal objetivo ajudar as famílias a diminuir os custos de aquisição destes manuais. Também se pretende facilitar o acesso e utilização de recursos documentais atualizados. Este é um serviço gratuito prestado aos utilizadores do ABM que possuam cartão de leitor. Os alunos assumem o compromisso de manter os livros em bom estado de conservação para futuras utilizações e a devolvê-los no final do ano letivo. Porém, podem renovar o período de utilização por mais um ano, em caso de retenção, ou necessidade de manter os manuais de anos anteriores.

Refira-se que o serviço de empréstimo escolar foi iniciado no ano letivo de 2012, com 111 livros emprestados, número que tem vindo a crescer ao longo dos anos.