DIREÇÃO REGIONAL DO ARQUIVO E BIBLIOTECA DA MADEIRA

ANO LETIVO 2022/2023

DEVOLUÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES ATÉ 8 DE JULHO

EMPRÉSTIMO DE MANUAIS ESCOLARES A PARTIR DE 11 DE JULHO

Na segunda feira, dia 11 de julho, a partir das 9h30, daremos início ao empréstimo dos manuais escolares pelo período de um ano letivo. Antes de se deslocar ao edifício do Arquivo e Biblioteca, sugerimos que faça a pesquisa prévia, para confirmar se os manuais que pretende estão no nosso catálogo. Existem cerca de 900 manuais disponíveis desde o 1.º ciclo ao ensino secundário.

Acesso através do nosso catálogo

Tutorial de apoio à pesquisa de manuais no nosso catálogo (vídeo)

O empréstimo de manuais escolares é feito presencialmente, por ordem de chegada, mediante disponibilidade.

Recordamos que:
São emprestados, por aluno, os manuais de 3 disciplinas, no máximo.
O aluno beneficiário tem de ter cartão de leitor, que é feito na receção do edifício, com o cartão de cidadão.
Se não for o próprio aluno a vir requisitar, o representante deverá ter o cartão de identificação do beneficiário.

Os manuais escolares são provenientes de Depósito Legal, pelo que o número total de livros disponíveis é limitado aos exemplares recebidos por esta via.

As informações acima não dispensam a leitura do Regulamento.

O empréstimo domiciliário de livros escolares aos alunos, durante o ano letivo, tem como principal objetivo ajudar as famílias a diminuir os custos de aquisição destes manuais. Também se pretende facilitar o acesso e utilização de recursos documentais atualizados. Este é um serviço gratuito prestado aos utilizadores do ABM que possuam cartão de leitor. Os alunos assumem o compromisso de manter os livros em bom estado de conservação para futuras utilizações e a devolvê-los no final do ano letivo. Porém, podem renovar o período de utilização por mais um ano, em caso de retenção, ou necessidade de manter os manuais de anos anteriores.

Refira-se que o serviço de empréstimo escolar foi iniciado no ano letivo de 2012, com 111 livros emprestados, número que tem vindo a crescer ao longo dos anos.