Exposição

No âmbito do programa de comemorações do Dia Regional dos Arquivos e das comemorações do centenário do nascimento de António Aragão, que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura irá assinalar com um programa diversificado, a DRABM inaugurou a exposição «António Aragão: a sua intervenção no estudo e na defesa do património cultural insular».

Nesta exposição, que visa um dos antigos diretores do Arquivo Distrital do Funchal/Arquivo Regional da Madeira, além de informações relevantes sobre o seu perfil, experiência profissional e iniciativas que o destacaram, será disponibilizada ao público uma seleção de documentos do seu arquivo. Do acervo documental que o ABM dá a conhecer constam transcrições de recolhas etnográficas, levantamentos de arquitetura rural ou inventários artísticos de alguns concelhos. Destacamos também a cópia parcial de uma planta do Funchal, levantada pelo mestre das obras reais Mateus Fernandes em 1570, registada num desenho de Eduardo de Freitas, em 1984, bem como algumas notícias, ofícios e atas que integram o arquivo pessoal de Aragão.

A exposição ficará patente até 15 de outubro, estando prevista a sua dinamização, mediante inscrição junto do Serviço Educativo.