ABM formalizou entrega do acervo de
Maria do Carmo Rodrigues, inaugurou exposição
e promoveu conferência dedicada à escritora
No dia 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) formalizou o auto de doação do acervo da autora madeirense Maria do Carmo Rodrigues. Na ocasião foi inaugurada uma exposição dedicada à escritora, seguida da conferência “Cosmovisão da Ilha e do Mundo: percursos pela escrita de receção infantojuvenil de Maria do Carmo Rodrigues”, proferida pela Prof.ª Doutora Leonor Coelho. O evento decorreu pelas 17h00, no ABM.
O acervo foi entregue pela sobrinha da autora, Maria Antonieta Abreu Castaño. Deste conjunto documental, com datas entre 1919 e 2014, destacamos alguns textos originais produzidos na década de 40, além de correspondência diversa, contos, novelas e textos para teatro, num total de mais de 300 documentos. Este arquivo estará brevemente disponível ao público.
A exposição no ABM, com o título “Maria do Carmo Rodrigues e a escrita de receção infantojuvenil”, percorre a vida e obra da escritora, com referências aos livros que publicou e aos projetos mais importantes da sua carreira. Inclui uma mostra bibliográfica e documental, com exemplos das suas obras e dos documentos de arquivo doados. A exposição ficará patente no ABM até 31 de maio.
O Serviço Educativo disponibiliza visitas orientadas à exposição destinadas a alunos do ensino secundário e ensino universitário. Para inscrições ou mais informações contacte-nos por email em seec.abm.srtc@madeira.gov.pt ou através do telefone 291 708 400.