• Animatógrafo  – Aparelho pioneiro inventado no século XIX que projetava sobre uma tela sequência de fotografias a um ritmo rápido dando a ilusão em imagens em movimento.
  • Cinematógrafo – sinónimo de animatógrafo.
  • Formato Joly-Normandin – Os primeiros filmes foram  exibidos neste formato cinematográfico. Foi desenvolvido por Henri Joly e Ernest Normandin; filmes de um formato atípico dos primeiros anos da história do cinema: o sistema “Joly-Normandin”, que se distinguia por ter 5 (em vez das 4) perfurações laterais por fotograma e, por isso, pelas proporções originais da imagem, ligeiramente mais alta do que larga.
  • Formato Lumiére – Os primeiros filmes rodados pelos irmãos Lumière em 1895, foram já realizados em 35 mm, apesar de as características de perfuração da bitola só terem sido definitivamente padronizadas em 1899. Mais tarde, em 1927, o filme 35 mm foi adaptado para receber som óptico. Tanto no período do cinema mudo quanto após a introdução do som,  a bitola 35 mm foi o padrão para produções profissionais no mundo todo, com raríssimas excepções. Embora usassem filmes da mesma largura (35mm) o formato da película dos Lumière e de um de seus antecessores, Edison, era diferente, por possuírem perfurações incompatíveis. Clóvis e Auguste uniram a película de filme mais um aparelho de projeção chamado Cinematógrafo, criado por eles, para registar e depois projetar imagens em movimento.