ABM assinou contrato de depósito com a empresa William Hinton & Sons, Lda para entrada do arquivo do Engenho Hinton

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) assinou um contrato de doação com a empresa William Hinton & Sons, Lda., que formaliza a entrada do arquivo do Engenho Hinton.
A cerimónia decorreu no dia 13 de dezembro, às 17h00, no auditório do ABM, com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e da família proprietária do acervo.

O arquivo do Engenho Hinton foi entregue à Região pela representante da empresa Dra. Catarina Filipa Ramos Welsh.
É constituído maioritariamente por documentos de natureza financeira (livros de caixa de 1873 a 1922); registo de custas de produção industrial (1955); correspondência (1902 a 1908); monografias; publicações em série, em língua inglesa, relativas à indústria da laboração do açúcar e da aguardente sacarina, entre outros. A documentação entregue ao ABM está datada entre 1856 e 1922.
Com a assinatura do contrato, o ABM assume a qualidade de depositário do acervo, considerando-se uma fase inicial deste processo, que se pretende empreender até à sua futura doação à Região Autónoma da Madeira. Como depositário, será responsável pela conservação, segurança e tratamento técnico da documentação entregue, procedendo de imediato à sua inventariação, avaliação e seleção.
Refira-se que o Engenho Hinton foi um estabelecimento industrial essencial para o conhecimento da história económica da Ilha e da família proprietária, que deteve um papel significativo na sociedade madeirense, muito por força do engenho do Torreão, que se transformou numa referência da cultura da cana sacarina.