DRABM disponibiliza documentos municipais em linha:
700 livros datados entre 1470 e 1999

Um avultado conjunto documental, composto por mais de 700 livros da administração municipal madeirense, datados entre os anos de 1470 e 1999, acaba de ser disponibilizado na íntegra pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) na sua plataforma virtual de pesquisa de arquivos. Este conjunto de documentos é maioritariamente composto por livros de vereações e de atas de sessões camarárias, passando a ser possível aceder à totalidade dos registos das reuniões camarárias de todos os municípios do arquipélago. Note-se que esta série documental está disponível desde o século XV para o concelho do Funchal, desde o século XVI para Santa Cruz e Ponta do Sol, desde o século XVII para Machico e desde o século XVIII para a Calheta e Porto Santo.

ABM, Câmara Municipal do Funchal, Livro de vereações (1470-1472), liv. 1296, f.1.

No caso dos restantes municípios madeirenses, quer por motivos da sua fundação mais tardia, quer por motivos de perda documental, estão disponíveis livros desde os séculos XIX e XX.
Para além das vereações e atas de sessões camarárias, são disponibilizados livros no âmbito do notariado privativo camarário, designadamente livros de notas de contratos e escrituras, bem como livros do registo geral municipal, posturas, editais, entre outros. As réplicas digitais destas séries documentais ascendem a mais de 225 mil ficheiros, correspondentes, aproximadamente, ao mesmo número original de páginas. Por motivos do respetivo estado de conservação, permanece por digitalizar um número reduzido de livros. Note-se que o presente projeto, que se desenrolou, nas suas múltiplas vertentes, principalmente entre 2018 e 2020, envolveu uma componente de consolidação de suportes de muitos dos livros mais antigos e em pior estado de conservação, assegurada pelos serviços de conservação e restauro da DRABM. Sem esse tipo de intervenção, não seria possível proceder à desmaterialização por via digital destes documentos, sendo que esta componente do projeto foi repartida entre os serviços internos da DRABM e a contratualização de serviços de digitalização, num investimento global do Governo Regional que ascendeu a c. de 43 mil euros. A informação descritiva e digital respeitante a este conjunto documental pode ser acedida na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.