Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Documentos em Destaque

Aproximando-se o Carnaval, o ABM vem propor um recuo a carnavais do passado, no Funchal, com dois destaques de documentação que se encontra à sua guarda e proteção.

O fundo de onde os documentos foram selecionados é o da Administração do Concelho do Funchal e o Livro 328 (1837-1838), do Registo de Correspondência Expedida. Qualquer um dos dois documentos desvenda as preocupações e cuidados de que estava incumbido o Administrador do Concelho com vista à manutenção da tranquilidade pública. Destacamos deles os procedimentos e práticas ligadas à quadra das mascaradas e ao controlo de possíveis exageros, evidentes quer nos cuidados de policiamento verificados perante o pedido de licença de Luís Tomé de Miranda, vice cônsul do Brasil nesta cidade, autorizado a dar um baile de máscaras na sua residência à rua de Santa Maria (1837, fl. 6 e 6v.º), quer no Edital (1838, fl 149 e 149v.º) que estabelece regras para estas diversões. Verificamos, sobretudo pelo Edital, que não seria fácil mascarar-se por este tempo pois a autorização/licença dependia das posses do folião ou de um amigo com rendimento que o afiançasse. Deixamos a sugestão…

Ofício dirigido ao Comissário de Paróquia (Santa Maria Maior e São Gonçalo)

ABM, ACFUN, Reg. de Corr. Expedida, Liv. 328, fls. 6 e 6v.º

Edital

ABM, ACFUN, Reg. de Corr. Expedida, Liv. 328, fls. 149 e 149v.º

Neste Carnaval, seja connosco quem quiser. Leia!

Campanha de promoção do Serviço de Empréstimo

O ABM disponibiliza, todos os meses, centenas de novos livros para empréstimo domiciliário.

Trata-se de um serviço gratuito que permite aos utilizadores que possuam cartão de leitor requisitar livros de todas as áreas temáticas.

Poderá levar até 5 livros em cada requisição.

Aproveite a oportunidade e faça-nos uma visita. Consulte o regulamento, o novo catálogo e o cartaz de divulgação.

Novo instrumento descritivo do ABM

Este mês apresentamos o catálogo da Coleção de Revistas do Arquivo Regional da Madeira, da autoria de Sofia Bettencourt da Silva. Esta coleção é constituída por 871 títulos e caracteriza-se por uma grande diversidade e riqueza temática. O seu crescimento foi realizado através de compra, ofertas de instituições nacionais e estrangeiras e por doações de particulares.

De entre o conjunto de publicações nacionais destacamos as revistas Vértice, Serões, ABC, Ilustração, Seara Nova, Madeira Ilustrada e Brotéria. No que se refere às publicações estrangeiras, evidenciamos as revistas Mundo Ibérico, Blanco y Negro, The illustrated London News, The English Illustrated Magazine, Maisons pour tous, L’ illustration, Feminascope, entre muitos outros títulos. Consulte aqui.

Agenda

500_9789722120753_o_elefante_diferente

Hora do Conto

25 Fevereiro@11:00 - 12:00

Sugestões de Leitura