Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental da Região.

Lançamento da publicação “Arquivos de Escritores e Investigadores Madeirenses” e abertura de mostra documental no ABM

No  dia 28 de novembro foi apresentada a nova publicação do ABM, dedicada aos Arquivos de Escritores e Investigadores Madeirenses, da autoria de Maria Mónica Teixeira e Fátima Barros.
A obra “Arquivos de escritores e investigadores madeirenses”, publicada na Revista Arquivo Histórico da Madeira, vol. XXIII, inclui o estudo biobibliográfico, inventário e uma seleção de documentos de algumas personalidades da cultura e sociedade insular de finais do séc. XIX e XX, como Eduardo Nunes Pereira, Fernando Augusto da Silva, João de Brito Câmara, Luís Marino, entre outros. Ao divulgar os acervos de nove escritores e investigadores dos séculos XIX e XX na Madeira pretende-se contribuir para a investigação histórica e literária deste espaço insular.
Uma mostra documental, que inclui uma seleção de documentos de cada acervo integrado na publicação, ficará patente no átrio do ABM até 15 de janeiro.
A obra “Arquivos de escritores e investigadores madeirenses” tem um custo de lançamento de €20,00 e está disponível para venda na loja do ABM e na Direção Regional de Cultura.

Mostra Virtual

ABM recebe arquivo fotográfico da extinta “Foto Londres”

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) assinou um auto de doação que formaliza a entrada do arquivo da extinta casa fotográfica “Foto Londres”.
A cerimónia decorreu no dia 23 de novembro, às 17h00, no auditório do ABM, com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus e da família proprietária do acervo.

O arquivo da Foto Londres foi entregue à Região pela Senhora Odete Bettencourt Alves dos Santos Pestana. É constituído por cerca de 54.000 espécies fotográficas, sobretudo fotografias de ateliê (maioritariamente de bilhete de identidade) bem como reportagens de casamentos, batizados e primeiras comunhões.
Com a assinatura deste contrato o ABM compromete-se a zelar pela conservação, tratamento técnico, acessibilidade e comunicação dos documentos entregues à sua guarda.
O acesso a este arquivo fica interdito até que se proceda à sua descrição, digitalização e inventário. Após tratamento, as fotografias ficarão disponíveis ao público na Sala de Leitura do Arquivo e Reservados.

Consulta de espécies bibliográficas na sala de leitura do Arquivo e Reservados

A partir de segunda, 14 de novembro, os leitores que frequentam a sala de leitura do Arquivo e Reservados (piso 2) poderão requisitar e consultar qualquer espécie bibliográfica em depósito no nosso acervo, não tendo, como antes, de se deslocar à sala de leitura geral no piso 1.

Esta é uma das facilidades implementadas no âmbito do processo de fusão do ARM/BPR e muito desejada pelos nossos utilizadores.