Imigrantes Insulares no Sul do Brasil – Conferência Luciano Aronne de Abreu – CEHA

9 de fevereiro | 17 horas

Na conferência “Imigrantes Insulares no Sul do Brasil”, Luciano Aronne de Abreu, Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, analisa as representações da historiografia brasileira, especialmente aquela produzida em seu Estado mais meridional – o Rio Grande do Sul –, sobre a imigração de portugueses insulares da Madeira e dos Açores para o Brasil.
Em primeiro lugar, observa-se que esses estudos se concentram sobretudo no período colonial brasileiro, no contexto das disputas de limites entre as Coroas Ibéricas, com ênfase nos motivos e condições da emigração, na ocupação do território Rio-grandense pelos insulares e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural da região. Em boa medida, são estudos exaltatórios do caráter e da cultura imigrante e de suas relações com traços culturais e identitários do gaúcho, o que é muitas vezes chamado de “mito açoriano”.
Num segundo momento, estabelece-se um contraponto entre essa historiografia mais tradicional e os estudos mais recentes (de tipo acadêmico) sobre a temática da imigração insular, identificando e refletindo sobre os seus possíveis pontos de convergência e divergência.
Por fim, propõem-se algumas breves reflexões sobre novas possibilidades de estudo sobre a imigração açoriana e madeirense ao longo do século XX e suas possíveis relações com questões de ordem política (autoritária) e econômica (de desenvolvimento) em Portugal e no Brasil.
Os(as) interessados(as) em assistir deverão enviar um email com a manifestação desse interesse para: ceha@madeira.gov.pt