Adesão das bibliotecas municipais de Machico e Santana ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas

No passado dia 1 de fevereiro foi assinado o protocolo de adesão das bibliotecas municipais de Machico e Santana ao catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM). O projeto já conta com 22 instituições aderentes, entre as quais constam quatro bibliotecas escolares, sete especializadas e 10 municipais.

O CCBM é um catálogo colaborativo que tem o objetivo de valorizar o património bibliográfico regional através da integração, divulgação e localização de toda a informação constante nas bibliotecas da RAM. A adesão ao CCBM requer a adoção de determinados princípios e normas bibliográficas, definidas pelo órgão coordenador. No âmbito das suas funções de coordenação da Rede Regional de Bibliotecas Públicas (RRBP), a DRABM disponibilizará às bibliotecas aderentes um conjunto de procedimentos a executar, visando a uniformidade dos registos bibliográficos produzidos por todas as bibliotecas cooperantes e a interoperabilidade dos seus catálogos. Também importante é a normalização de procedimentos, relativos ao empréstimo interbibliotecas e a sua adequação às especificidades de cada instituição.

No final deste processo será possível aceder, numa única plataforma de pesquisa, a toda a informação respeitante aos catálogos das bibliotecas aderentes. Até ao momento, foram já integrados cerca de 18 mil registos no CCBM.