Lançamento do n.º 12 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas Fotografias de René Masset (entre 1885 e 1895)

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) apresentou ao público, no dia 25 de janeiro, pelas 17h00, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira, a obra Fotografias de René Masset (entre 1885 e 1895), o n.º 12 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas. Com esta edição – em língua portuguesa e em língua inglesa –, divulgam-se imagens inéditas do fotógrafo René Masset, datadas do período entre 1885 e 1895 e pertencentes ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito no ABM.

Refira-se que a Madeira possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores. Esta herança arquivística constitui, por conseguinte, uma fonte ímpar e multifacetada para o conhecimento da Madeira nos séculos XIX e XX, nas suas dinâmicas internas e relações com o exterior. A coleção Madeira – Memórias Fotográficas, composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, em língua portuguesa e em língua inglesa, tem por objetivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas desta herança e fornecer álbuns fotográficos de história.
Esta edição teve o apoio, a título de mecenato, do Grupo Pestana e estará disponível para venda na loja do Governo Regional ou presencialmente, na receção do Arquivo e Biblioteca da Madeira e no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, e terá o preço de 12,50 euros. Os textos e legendas ficaram a cargo de Tânia Jesus.