Sessões de histórias no ABM com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, em parceria com Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira, da Direção Regional de Educação promove, a partir de março de 2024, o acompanhamento das sessões de histórias ABM Miúdos, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
As primeiras sessões, aptas para crianças surdas e as suas famílias, estão previstas para 2 e 16 de março, às 11h00, na sala infantojuvenil. As histórias apresentadas pela equipa do ABM serão traduzidas e interpretadas para LGP, permitindo a participação ativa das crianças surdas. Este projeto acontecerá duas vezes por mês, estando devidamente identificado no calendário infantojuvenil do ABM e divulgado nos canais de informação do ABM (página institucional e redes sociais).

O projeto tem como grandes objetivos sensibilizar para a importância e potencial da Língua Gestual Portuguesa enquanto língua materna da Comunidade Surda e criar oportunidades de interação entre crianças surdas e ouvintes, promovendo a troca de experiências e uma participação mais ativa na comunidade. Pretende também dar a conhecer os serviços disponibilizados pelo Arquivo e Biblioteca da Madeira, criando ferramentas para a utilização dos serviços de forma autónoma ao longo do percurso formativo/educativo das crianças surdas.
As equipas do ABM e da DRE esperam que esta iniciativa incentive a Comunidade Surda (pais e crianças) para uma participação mais ativa, que fomente o gosto pela leitura e quebre algum tipo de barreira que possa existir no acesso a este espaço, que se destina a todos. Ambicionamos ainda que a comunidade ouvinte se familiarize um pouco mais com a LGP e com a realidade das crianças surdas, cumprindo-se os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelos quais se regem as bibliotecas públicas, tendo em vista uma sociedade cada vez mais inclusiva.