Assinatura do contrato de doação da biblioteca de João Arménio Augusto com a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira | 04 de março

A assinatura do contrato de doação da biblioteca de João Arménio Augusto decorreu no passado dia 4 de março, no auditório do ABM.

A biblioteca é constituída, na sua larga maioria, por banda desenhada e por uma coleção de primeiros números de publicações periódicas (jornais e revistas). Inclui ainda um pequeno conjunto de livros técnicos sobre banda desenhada e um outro conjunto de livros da autoria do cronista Luís Fernando Veríssimo. Este acervo bibliográfico foi doado pelos filhos de João Arménio Lopes Augusto e assinou o contrato de doação o seu filho, Ricardo Augusto.

Dimensão: 3281 espécies bibliográficas e 33 maços de tiras de banda desenhada
Datas extremas: década de 1930 / década de 2010

Nota biográfica

João Arménio Lopes Augusto, nasceu a 20 de agosto de 1947 em Moscavide e licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico.

Foi membro do Conselho Diretivo da Escola Secundária Jaime Moniz, tendo sido diretor do anexo desta escola na rua das Mercês. Foi ainda diretor do Centro de Formação Profissional da Madeira, diretor geral da Empresa Serlima e da Empresa de Formação Augusto & Augusto. Profissionalmente, destacou-se sobretudo na área da formação com mais de 12500 horas de formação.

Tinha como hobbies o colecionismo (filatelia, numismática, revistas e jornais, entre outras) e a leitura, tendo uma extensa biblioteca com foco especial na área da banda desenhada.