Seminário Migrações em Portugal no Passado Recente e na Atualidade – Fenómenos e Reflexões

No próximo dia 28 de abril, entre as 14h00 e as 18h00, a DRABM, através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), acolhe o Seminário Migrações em Portugal no Passado Recente e na Atualidade – Fenómenos e Reflexões.

Pretendemos com este seminário abordar questões ligadas ao fenómeno dos deslocamentos populacionais, sejam eles de natureza voluntária ou forçada, não apenas na perspetiva histórica, mas também política e socioeconómica do que foi e do que motivou a emigração portuguesa no passado recente (século XX) e na atualidade, levando também em conta o tema preponderante dos refugiados que, neste contexto, não é possível ignorar.

Estamos conscientes da especificidade do tempo em que vivemos, num período particularmente difícil que a Europa atravessa, motivado pela guerra na Ucrânia, que teve como efeito imediato a fuga massiva de 14 milhões de pessoas daquele país, número esse que vem engrossar o já pré-expressivo fenómeno das deslocações forçadas no mundo que, de acordo com a ONU, no ano passado atingiu o recorde de 100 milhões de pessoas (deslocamentos forçados devido a perseguições, conflitos e violações dos direitos humanos).

Organizado pela DRABM, através do CEHA-AV, este seminário, com formato misto (presencial e em streaming na página de Facebook da DRABM), conta com a participação do Prof. Doutor Rui Pena Pires (Instituto Universitário de Lisboa) e do Prof. Doutor Lúcio Sousa (Universidade Aberta), ambos com um admirável percurso de investigação no estudo das migrações e dos refugiados em Portugal, respetivamente. Uma análise da emigração madeirense no século XX ficará a cargo da investigadora do CEHA-AV, Dr.ª Odete Souto.