DRABM recebeu Finais Regionais do Triatlo Literário e Concurso Nacional de Literatura (TL/CNL)
Os vencedores de cada ciclo representam a Madeira na Final Nacional

Nos dias 27 e 28 de abril, a DRABM acolheu as Finais Regionais do Triatlo Literário e Concurso Nacional de Literatura (TL/CNL). Os vencedores apurados, um aluno por cada ciclo/nível, serão os representantes da RAM na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, organizada pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), no dia 3 de junho.
No dia 26 de abril, às 14h00, realizaram-se as finais para o 1.º e 2.º ciclos. No dia 27 de abril, às 14h00, decorreram as finais para 3.º ciclo e ensino secundário.
As Finais Regionais, incluiram uma prova de leitura expressiva, uma prova de argumentação oral e uma prova de interpretação. A prestação dos concorrentes, em cada uma das provas, foi classificada numa escala de 0 a 10 pontos. O concorrente que obteve mais pontos, no cômputo geral, foi o vencedor do TL/CNL na sua categoria (1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário).
O TL/CNL é um concurso que visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a escrita recreativa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. São destinatários do TL/CNL, ao nível da RAM, todos os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário das escolas públicas e privadas.
É constituído por três fases de apuramento no 1.º ciclo: Fase Escolar, Fase Concelhia e Fase Regional, e por duas fases nos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário: Fase Escolar e Fase Regional.
Esta iniciativa resulta da conjugação de dois concursos: o Triatlo Literário da iniciativa do projeto Baú de Leitura, da responsabilidade da Direção Regional de Educação (DRE), e do Concurso Nacional de Leitura, coordenado, a nível regional, pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), em parceria com a DRE.
No ano passado, a Madeira chegou aos 20 finalistas na prova de palco e alcançou o 2.º lugar na categoria de secundário, com a prestação da aluna finalista da Escola Secundária Francisco Franco. Matilde Brazão apresentou em palco a leitura expressiva e argumentação do excerto poético “Há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida”, de Al Berto (antologia O Medo).