DRABM apresenta ao público novas edições da coleção

“Obra Completa de J. Reis Gomes”

A DRABM, por intermédio da ação da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas e do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresentou ao público, no dia 10 de fevereiro, novas edições em formatos digitais (pdf e epub) da obra de João dos Reis Gomes. O primeiro título a ser disponibilizado é A Filha de Tristão das Damas – Romance Histórico Madeirense. Ao longo do ano serão apresentadas mais 14 obras da coleção “Obra Completa de J. Reis Gomes”.

Visa-se, com esta iniciativa editorial, contribuir para: a divulgação de um autor de axial importância; e para a promoção da memória histórica e coletiva da Madeira, sinalizando e valorizando concretizações que se constituem como marcos de referenciação na paisagem cultural. Concretamente, esta iniciativa consiste na disponibilização ao público, em ortografia atualizada, de forma gratuita e inteiramente livre, de publicações em formatos digitais (PDF – Portable Document Format; e ePUB – Electronic Publication), alojadas na página institucional da DRABM. Ressalve-se que o formato digital ePUB está otimizado para dispositivos portáteis como telemóveis e tablets, permitindo uma experiência de leitura fluída, dinâmica e imersiva. Para aceder a estas edições em dispositivos Android ou iOS é necessário utilizar aplicações dedicadas, que deverão ser descarregadas nas respetivas lojas em linha (Google Play e App Store).

Recorde-se que a DRABM tem por missão a «salvaguarda e a divulgação do património documental e bibliográfico da Região Autónoma da Madeira […], incentivar a difusão do livro e da leitura e promover o conhecimento e a investigação científica da história da Região no quadro do espaço atlântico» (Decreto Regulamentar Regional n.º 7/2020/M).
Na prossecução de tal missão global, elegeu-se como objetivo estratégico reeditar, pela sua relevância cultural e histórica, a “Obra Completa de J. Reis Gomes”, que recentemente caiu no domínio público.

João dos Reis Gomes (1869-1950) – para a posteridade conhecido mormente como o Major Reis Gomes – foi um verdadeiro polímata. Militar, docente e diretor escolar, jornalista, escritor, académico, tertuliante, filósofo e crítico de arte: afigura-se, com efeito, como um dos mais relevantes e prolíficos intelectuais e eruditos madeirenses. Da sua pena saíram obras que merecem lugar de distinção no conjunto da produção literária gizada na Madeira e sobre a Madeira; a ele se deve, em grande parte, o brilho cultural e literário de que se reveste a primeira metade do século XX neste espaço insular.
A coleção “Obra Completa de J. Reis Gomes” é coordenada por Filipe dos Santos e Helena Camacho. O grafismo e paginação foram realizados por Andreia Baltazar e Leonardo Vasconcelos.