DRABM estabeleceu protocolo de cooperação com a Biblioteca Nacional de Portugal

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), estabeleceu um protocolo de cooperação com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) que vem aproximar ainda mais estas duas instituições, que têm missões semelhantes, nas políticas públicas do livro e da leitura.

O protocolo assinado pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e pela Diretora-geral da BNP, Maria Inês Cordeiro, tem como objetivo promover a desmaterialização e acessibilidade digital dos materiais bibliográficos e acervos da Biblioteca Nacional que mais interessam ao conhecimento da história, cultura e património madeirenses.

Nesse sentido, a BNP e a DRABM trabalharão em conjunto no sentido de submeter os acervos da Biblioteca Nacional a uma pesquisa criteriosa visando a localização e posterior digitalização de tais espécies bibliográficas e documentais.
O protocolo prevê que a BNP disponibilize gratuitamente à DRABM cópia digital de toda a documentação de interesse para este protocolo já digitalizada e constante do acervo daquela entidade, e que a mesma realize, em condições de partilha de encargos a acordar com a DRABM, a digitalização de outras espécies relativas à Madeira que, dos seus acervos, venham a ser identificadas por ambas as partes.
Os objetos digitais a adquirir ou a desmaterializar por via deste protocolo serão oportunamente disponibilizados através das plataformas virtuais de pesquisa geridas pela DRABM. Da parte da DRABM, ficou acordado o empenho na disponibilização, no âmbito do RNOD – Repositório Nacional de Objetos Digitais, da documentação digitalizada a partir dos seus acervos que não conste ainda daquele repositório.

A SRTC, através da DRABM, e a BNP comprometem-se assim a colaborar na prossecução de ações de identificação e partilha de documentação relativa à Madeira, designadamente no que se refere à desmaterialização de espécies documentais nesse âmbito.
Da parte da DRABM foram deixadas garantias de continuidade da aposta na desmaterialização e disponibilização em linha do seu acervo de jornais, o que por sua vez permitirá enriquecer a RNOD, à qual o catálogo do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) se encontra ligado.