DRABM apresenta catálogo Centenário do Exílio de Carlos de Habsburgo: Um Percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira / Centenary of the Exile of Charles of Habsburg: A Tour through the Madeira Archives and Library Collections

No dia 11 de abril, às 17h00, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira foi apresentado ao público o catálogo Centenário do Exílio de Carlos de Habsburgo: Um Percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Esta edição está disponível na loja online do Governo Regional ou, presencialmente, no Arquivo e Biblioteca da Madeira.

O volume consiste no catálogo bilingue (em língua portuguesa e em língua inglesa) da exposição homónima que esteve patente ao público no Arquivo e Biblioteca da Madeira, de 27 de junho a 15 de outubro de 2022, fruto de uma parceria com a Fundação Otto de Habsburgo e a Família de D. João de Almeida. Quer a exposição, quer o catálogo que agora disponibilizamos, visam assinalar o centenário do exílio de Carlos de Habsburgo na Madeira (que aqui faleceu a 1 de abril de 1922), retratando os vestígios da sua presença nos acervos à guarda, sobretudo, do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Note-se que, na deslocação oficial do Governo Regional da Madeira a Budapeste, no dia 28 de novembro de 2022, foi inaugurada uma mostra documental, no Palácio Real de Gödöllö, a partir precisamente da referida exposição.

Esta edição abre com um prefácio do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo de Jesus. Depois, pode ler-se um ensaio introdutório, sob o título Carlos de Habsburgo: Da Importância de (Saber) Construir a Paz, da autoria de Paulo Miguel Rodrigues, da Faculdade de Humanidades da Universidade da Madeira, que teve por base uma conferência proferida no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, a 23 de Maio de 2022, a convite da Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Direção Regional de Cultura. O catálogo propriamente dito é da responsabilidade de Cátia Vieira Pestana, da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Arquivos (DRABM), que, por intermédio de diversos documentos – iconográficos (com destaque para a fotografia) e textuais –, acompanhados de textos descritivos de enquadramento e de listas de notícias, vem narrar a presença de Carlos de Habsburgo na Madeira, desde finais de 1921 até 1922, e alguns acontecimentos posteriores como as visitas de familiares à Madeira e o processo de beatificação do imperador. Este segmento do volume compreende 13 capítulos – 1 | A Pessoa e o Contexto Político; 2 | O Exílio na Madeira; 3 | Diligências das Autoridades Locais no Acolhimento da Pessoa Régia; 4 | Doença, Morte e Exéquias; 5 | A Partida da Família e Comitiva; 6 | Visitas dos Familiares à Madeira; 7 | Beatificação; 8 | O Exílio na Imprensa Húngara; 9 | Principais Momentos do Antes e Depois do Exílio na Madeira: Um Percurso pela Imprensa Madeirense; 10 | D. João de Almeida: Um Português ao Serviço do Imperador; 11 | O Exílio e Morte do Imperador na Esfera Privada; 12 | Apontamentos de Eduardo Nunes Pereira sobre o Exílio do Imperador; e 13 | Cronologia – e finda com notas, relação de fontes e bibliografia.

Note-se que o volume é inserido na coleção Madeira Selected Memories (n.º 7), que tem por objetivo levar a História da Madeira até o máximo de leitores possíveis – madeirenses, estrangeiros, curiosos, especialistas –, mediante o uso de apropriado património iconográfico, em edições bilingues. Nesta coleção juntam-se a divulgação documental, a valorização da iconografia histórica e a produção de investigação sobre a memória e a história madeirenses.